Professor da UPM assume cargo na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais
Jan Carlo foi nomeado Diretor Orador em 10 de setembro

19.09.2025


O professor Jan Carlo Delorenzi, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi nomeado Diretor Orador na nova Diretoria Executiva da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB). Como Diretor Orador, ele será responsável por preparar e realizar os discursos de recepção a novos acadêmicos, sejam titulares, associados, honorários ou estrangeiros, além de representar oficialmente a ACFB em eventos internos e externos.

Com 28 anos de carreira como farmacêutico, Jan Carlo acumula uma trajetória marcada pelo ensino, pela pesquisa e pela atuação em diferentes esferas do setor farmacêutico. Foi responsável pela criação de um curso de Farmácia e lecionou em instituições no Rio de Janeiro e em São Paulo, incluindo o Mackenzie. Como pesquisador, investiga há 25 anos novas drogas na área de doenças negligenciadas e infecciosas, além de atuar como cientista sênior na indústria farmacêutica. 

“Assumir como titular de uma Academia Científica como a ACFB, dada a sua trajetória histórica e a envergadura de seus membros, foi uma honra sem medida. Agora, ao poder participar da diretoria executiva, espero contribuir com o avanço das Ciências Farmacêuticas e da Saúde e para o desenvolvimento do país”, afirmou o diretor.

Fundada em 1924, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil é uma das instituições mais antigas do país dedicadas ao campo farmacêutico. Sua missão é estudar, debater, divulgar e colaborar como órgão consultivo em temas nacionais e internacionais relacionados às Ciências Farmacêuticas. Atualmente, conta com 120 cadeiras patronadas por cientistas de referência em áreas como Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências Naturais e Biológicas, Farmacologia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.