Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo participa de reunião com MackGraphe

Compartilhe nas Redes Sociais
Desenvolvimento de projetos na área de compósitos avançados foi tema do encontro

06.02.2023 Atualidades


Na quinta-feira, 02 de fevereiro, o Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) recebeu a visita da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) para discutir possíveis parcerias, principalmente na área de compósitos avançados. A reunião aconteceu no prédio do MackGraphe, campus Higienópolis.

O Mackenzie e a Marinha Brasileira possuem uma sólida parceria, desde 1946, a partir do torneio esportivo Mac-Nav e, segundo o diretor geral do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto, a ocasião foi uma oportunidade para discutir como o conhecimento científico tecnológico, gerado pelo MackGraphe, pode atender às necessidades da Marinha, em termos de inovação.

“O foco está voltado para a área de compósitos avançados, seja ligado a tintas especiais, revestimento anticorrosivo ou estruturas, que pela utilização do Grafeno, são mais leves e resistentes”, disse o diretor sobre o rumo da possível parceria. 

De acordo o Vice-Almirante e assessor chefe da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Alfredo Martins Muradas, a Marinha busca conhecer institutos e locais de excelência pelo país para que possam contribuir com suas demandas.

“Vejo que o Mackenzie, na área de Grafeno e Nanotecnologia, já tem ótimas iniciativas e que, eventualmente, podem contribuir para as demandas que temos. É um local que desenvolve novas tecnologias e cria novas competências”, apontou o Vice-Almirante.

Participaram da reunião o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o gerente de Projetos do MackGraphe, Marcelo Silva Oliveira; o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do MackGraphe, Marcos Nogueira Eberlin; e os pesquisadores Camila Marchetti Maroneze, Cecília de Carvalho Castro e Marcos Daniel Vozer Felisberto.

Pelo lado da AMAZUL estiveram presentes o Capitão de Mar e Guerra, Tomé Albertino de Sousa Machado; o Capitão de Mar e Guerra, Adalto Braz da Silva Junior; o Capitão de Fragata, Fábio Ferretti; e o engenheiro Rafael Faraone Rando. 

Já pela comitiva do CTMSP, participaram o Capitão de Mar e Guerra, Rafael de Abreu González; a Capitão de Corveta, Marina Cortês Pires; o Capitão de Corveta, Gabriel Giannini de Cunto; a Capitão-Tenente, Rafaela Imamura; a Capitão-Tenente, Patrícia Puhl; e o encarregado da Seção de Materiais Poliméricos da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, Delmo Amari Nishitsuji.


Veja mais