Cuidados Paliativos do HUEM completa 6 anos de atendimento humanizado

Compartilhe nas Redes Sociais
Em funcionamento desde 2020 no Mackenzie, serviço é referência nacional

21.01.2026


O serviço de Cuidados Paliativos adulto (CP) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 6 anos de atividades no dia 20 de janeiro. Reunida no saguão do HUEM, a equipe celebrou não só a data, mas também os milhares de atendimentos realizados no período.

Composto por uma equipe multidisciplinar, o serviço funciona desde 2020 no Mackenzie, sendo referência nacional e importante centro acadêmico formador de médicos paliativistas, recebendo mensalmente profissionais de todo o Brasil.

Fundador do serviço, o médico Jonathan Lourenço, o Jôte, destacou o trabalho realizado. “São mais de 6 mil pessoas atendidas, que foram acolhidas e alcançadas através de uma medicina humanizada, de uma equipe que não cuida de doenças, mas sim de pessoas, de vidas que estão doentes, oferecendo qualidade de vida e conforto. Nós não enxergamos a pessoa pela doença que ela tem, e sim pela pessoa que ela é. Então, isso faz toda a diferença”, avalia o especialista, que também é professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

Sobre os Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são ações realizadas por diversos profissionais da área da saúde que tem como objetivo aliviar o sofrimento e oferecer qualidade de vida às pessoas que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida, bem como ajudar seus familiares a enfrentarem este momento tão delicado. 

Os CP não existem apenas para quem está na fase final da vida. Eles estão indicados também para pessoas doentes que sofrem. “Quando um dia você ou alguém que você ama enfrentar uma doença grave e ameaçadora da vida, independentemente se curável ou não, tratável ou não, reversível ou não, peça Cuidados Paliativos. Porque onde existe sofrimento humano, sempre cabem Cuidados Paliativos”, afirma dr. Jôte.