Na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, o Mackenzie Business Week 2025 recebeu a palestra da marca Lindt, referência mundial em chocolates premium. O evento, promovido pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Empresa Júnior Mackenzie Consultoria, contou com a participação do CEO da Lindt no Brasil, Walter Angst, e da diretora de marketing da marca, Renata Sato.
Com o tema “180 anos de tradição e na vanguarda da tecnologia”, a palestra abordou a trajetória da marca suíça desde sua fundação, em 1845, até os dias atuais, destacando como a mistura entre tradição e inovação tem sido essencial para a longevidade e o sucesso global da companhia.
Walter Angst, que tem uma carreira de mais de três décadas em grandes empresas, como Apple e Coca-Cola, e integra a equipe da Lindt há 19 anos, enfatizou o equilíbrio entre a história da marca e o investimento contínuo em tecnologia. “Somos uma empresa super inovadora. Estamos sempre fazendo inovações na área de tecnologia, temos altíssimos padrões de qualidade”, afirmou. Para ele, o segredo está em manter-se fiel aos valores da empresa sem perder o ritmo das transformações do mercado. “A nossa empresa tem 180 anos de tradição, e a gente se adapta à tecnologia. Precisamos sempre ficar à altura”, completou.
Renata Sato, responsável pelas áreas de marketing, trade marketing, digital e imprensa da Lindt Brasil, reforçou o caráter dinâmico da operação brasileira. “A Lindt está há 11 anos no Brasil. É uma empresa ainda muito jovem por aqui, mas é um ambiente em que temos muita liberdade para fazer o que acreditamos. Conseguimos tropicalizar os produtos”, comentou a executiva.
Durante a apresentação, os palestrantes compartilharam dados sobre a estrutura e presença global da Lindt. A marca possui 550 lojas próprias no mundo, mais de 2.500 produtos em seu portfólio e atua em 32 países, por meio de subsidiárias e filiais. Com 12 fábricas localizadas na Europa e nos Estados Unidos, e um time de mais de 15 mil funcionários, o Grupo Lindt & Sprüngli registrou vendas de CHF 5,5 bilhões em 2024. No Brasil, são 85 lojas próprias, além da distribuição em supermercados.
Além de explorar a história e a expansão da marca, a palestra também destacou o compromisso da Lindt com a sustentabilidade e o uso de tecnologia em suas operações, desde processos produtivos de alta precisão e apoio para agricultores, até a rastreabilidade de ingredientes. A empresa hoje ocupa a sexta posição entre as maiores fabricantes de chocolate do mundo.
A participação da Lindt na Mackenzie Business Week proporcionou aos estudantes uma visão privilegiada sobre a gestão estratégica de uma marca centenária que continua moldando o futuro do mercado com inovação e sofisticação.