Área Administrativa de Estágio

MackEstágio

Dúvidas Frequentes sobre Estágios

Leia com atenção todas as informações prestadas aqui

Lembre-se:

1- Estágio é uma atividade prática, que pode ser remunerada ou não - conforme a modalidade, na qual o estudante tem a oportunidade de experimentar, vivenciar, aplicar e desenvolver a teoria aprendida na sala de aula.

2- Estágio visa proporcionar ao aluno um complemento prático e fundamental a sua formação acadêmica para vir a se tornar um futuro profissional qualificado.

3- Estágio não é emprego: as regras de cada um são diferentes e distintas.
- Estágio - Lei Federal nº 11.788, promulgada em 25 de setembro  de 2008 (a disposição anterior era a Lei Federal  nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977).
- Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - Decreto-Lei nº 5.452, promulgada em 1 de maio de 1943 (há várias emendas, alterações e ajustes posteriores).

4- Benefícios que o Estágio proporciona ao Aluno:

  • Acelera a formação profissional
  • Colabora para desenvolver habilidades e competências
  • Estimula a criatividade
  • Estimula a vocação para o estudo, ajudando a perceber a finalidade do aprendizado
  • Facilita a escolha da futura profissão
  • Incentiva o exercício do senso crítico
  • Permite conhecer a filosofia e as diretrizes das organizações, bem como, o funcionamento e a cultura das empresas e instituições de modo geral
  • Permite vivenciar e experimentar novas experiências de vida
  • Possibilita aplicar as lições e os conhecimentos teóricos obtidos na Universidade
  • Possibilita o acesso ao mercado de trabalho
  • Possibilita perceber as deficiências e buscar aprimoramentos
  • Propicia melhor relacionamento humano
  • Proporciona o contato com o futuro ambiente profissional
Calendário Acadêmico Escolar Oficial

De acordo com a Ordem Interna OI-RE- nº122/2018 da Reitoria, publicada em 26 de outubro de 2018, ajustado em 27 de março de 2019 pela Ordem Interna OI-RE- nº51/2019, resumidamente apresentamos o Calendário Escolar Oficial para o ano de 2019, clique para visualizar.

 

Para informações básicas sobre o Estágio Obrigatório, clique aqui.

Para obter informações e saber como cumprir as horas necessárias para o Estágio na Modalidade Obrigatório, procure orientações diretamente na Secretaria de seu curso ou com o Professor Coordenador de Estágio de sua Unidade Acadêmica.  Abaixo disponibilizamos links de acesso as páginas de Estágio das Unidades Acadêmicas:

  • EE - Escola de Engenharia
    (Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Produção)
  • CEFT - Centro de Ciências e Humanidades
    (Pedagogia, Filosofia e Teologia - Estágios para Licenciatura em Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Química)

Obs.: Nos cursos de Direito, Economia, Contábeis, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema e Tecnologia em Jogos Digitais o Estágio é  somente na Modalidade Não-Obrigatório

 

Para informações básicas sobre o sobre o Estágio Não-Obrigatório, clique aqui.
Os modelos de documentos para formalização do Estágio Não-Obrigatório estão disponíveis na opção "Modelos de Documentos", vide menu vertical ao lado.

 

A partir de qual semestre pode-se iniciar a realização de Estágio Não-Obrigatório?
Requisito mínino.

 

Para informações sobre Estágio Obrigatório referente a cursos que contemplam a Licenciatura: acesse aqui,
Ou dirija-se ao Núcleo de Estágios Educacionais (NED), Prédio 16, sala no andar térreo da Unidade Mackenzie São Paulo (SP).  -  Contato e-mail: estagio.ceft@mackenzie.br;  fone: (11) 2114-8562 NED.

 

Outras dúvidas frequentes:

1-  Preciso acrescentar, nos documentos de Estágio, o nome do Professor Coordenador/Orientador de Estágio do curso, onde encontro informação?

              * Acesse a lista com os nomes dos Professores Coordenadores de Estágio de cada curso.

2-  Como verifico se em meu curso posso realizar Estágio na Modalidade Não-Obrigatório?

              * Clique no Requisito mínino para abrir a informação.

3-  Estou cursando Engenharia, mas meu Supervisor de Estágio na Empresa não possui CREA ou não tem formação de Engenheiro, mas tem experiência comprovada na área que atua, como posso regularizar esta situação?

              * Para Estágio Não-Obrigatório em todos os cursos de Engenharia, está suspensa a obrigatoriedade de Supervisor com CREA e/ou com formação na mesma Engenharia do Estudante. O Supervisor poderá ter qualquer formação em curso superior.

              Caso, de forma excepcional, não tiver formação em curso superior, deverá ser acrescido o Curriculo Profissional deste para apreciação do Prof. Coordenador de Estágio da Escola de Engenharia.

4-  Como verifico se em meu curso necessito realizar Estágio na Modalidade Obrigatório?

              * Para obter informações se o curso que você está realizando possui a obrigatoriedade do cumprimento de Estágio na Modalidade Obrigatório, previsto no Projeto Pedagógico do Curso como requisito para aprovação e obtenção do diploma, entre em contato diretamente com a Secretaria do curso ou com o Professor Coordenador/Orientador de Estágio de seu curso.

5- Qual o horário de atendimento durante as Férias Escolares (Recesso Acadêmico) da AAE?

              * Acesse a página Atendimento e Horários durante o período  das Férias Escolares (Recesso Acadêmico)  antes de vir a Universidade

6- A Empresa ou o Profissional Liberal Autônomo Concedente onde irei estagiar necessita ter Convênio firmado com a Mackenzie para poder me contratar?

              *Sim. Seja Empresa, Organização, Órgão Público ou Profissional Liberal Autônomo, o Concedente da oportunidade de Estágio deve ter Convênio de Concessão de Estágio formalizado com a Mackenzie para poder contratar alunos como Estagiários.

              Caso não tenha, basta seguir as instruções da página