Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estágios e Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil

O Estágio tem como objetivo permitir que o aluno ganhe experiência prática em sua área de estudo,  complementando sua formação profissional, desenvolvendo habilidades e atitudes, bem como aplicando conceitos teóricos em situações reais. É regido pela  Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e legislação complementar. É também ferramenta para inserção no mercado de trabalho; por essa razão, recomenda-se que o aluno busque oportunidades de estágio em organizações que utilizem tecnologia atualizada e permitam sua posterior efetivação.

As Ligas Acadêmicas visam criar a oportunidade de promover mecanismos que fortaleçam o protagonismo e iniciativas estudantis, visando ampliar a oferta de atividades acadêmicas extraclasse, no âmbito da pesquisa e extensão. As atividades desenvolvidas nas Ligas Acadêmicas, por alunos da graduação ou pós-graduação e devidamente supervisionadas por um professor orientador, têm como objetivo desenvolver o protagonismo estudantil em uma área específica do conhecimento. Prioriza-se a participação e organização de cursos, seminários ou palestras, participação ou organização de hackathons e competições estudantis, assim como a participação em congressos, simpósios e fóruns. Busca-se de forma geral desenvolver atividades que gerem aprofundamento de estudos multidisciplinares e realização de ações com efeito multiplicador, sem fins lucrativos.

As Empresas Juniores (E.J.s) têm como objetivo o compartilhamento de melhores práticas de trabalho nas diferentes áreas de formação dos alunos, muitas vezes de caráter interdisciplinar, além do desenvolvimento de parcerias. Busca-se, portanto preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados. As atividades das E.J.s são sempre orientadas e supervisionadas por professores e profissionais especializados, mas com gestão autônoma por parte dos estudantes. Além disso, possuem o intuito de desenvolver o empreendedorismo com foco na capacitação do mercado de trabalho.

Assim como as Ligas Acadêmicas, as E.J.s têm o apoio das respectivas unidades acadêmicas e da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA), para discutir atividades e projetos potenciais.


Informações gerais - Procedimentos e documentação

Oportunidades de Estágio

BLOG - DIVULGAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO

As oportunidades de estágio, assim como vagas para trainees, são oferecidas para a Escola de Engenharia sendo divulgadas através deste blog de estágios.

Para acessá-lo clique aqui.


Estágio Supervisionado (OBRIGATÓRIO)

Modelo de Documento - Estágio Interno Obrigatório

Se for fazer um estágio no proóprio Mackenzie, em algum laboratório da própria Escola de Engenharia, use o Modelo de TCE - "Termo de Comrpomisso" a seguir.

O aluno deverá imprimir três vias desse documento, assinar e colher a assinatura, com carimbo, do responsável pelo laboratório. O supervisor do aluno, indicado no TCE, deve ser o Prof. que acompanhará as atividades do estágio.

Contatos
Prof. Dr. Marcos Stefanelli Vieira

Prof. Dr. Marcos Stefanelli Vieira

Coordenador