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Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Ementa: Conceitos de Cultura, Multiculturalidade, Transculturalidade e Interculturalidade. Processos da comunicação organizacional na contemporaneidade. Meios e sistemas de comunicação no contexto das organizações. Tipos de comunicações e narrativas nas organizações. Relações entre organizações e cidadania. O papel da comunicação na gestão e empreendedorismo na contemporaneidade. Competências necessárias para lidar com as diferenças. Criação, elaboração, difusão, recepção e circulação de produtos e ações de comunicação nas (e pelas) organizações.

Bibliografia Básica:

GARCÍA CANCLINI, N.; GREELEY, R. La interculturalidad y sus imaginarios. Santiago: Palinodia, 2019.

MARTIN-BARBERO, J; BERKIN, S. C. Ver Con Los Otros: Comunicacion Intercultural. México: FCE, 2017.

PANOCOVÁ, R. Theories of Intercultural Communication. Kosice: Univerzita Pavla Jozefa Šafárika, 2020.

RODRIGO-ALSINA, M.; PINEDA, A.; GARCÍA-JIMÉNEZ, L. Media Representations of Diasporic Cultures and the Impact on Audiences. In: RETIS, J.; TSAGAROUSIANOU, R. The Handbook of Diasporas, Media, and Culture. New York: John Wiley & Sons, 2019.

Bibliografia Complementar:

ELHAJJI, M.; COGO, D.; HUERTAS, A. (Orgs.) . Migraciones transnacionales, interculturalidad políticas y comunicación. Barcelona: InCom-UAB, 2020.

FERREIRA, P. I. Gestão da diversidade e da interculturalidade nas organizações. Curitiba: Intersaberes, 2021.

GRIMSON, A. Los límites de la cultura: Crítica de las teorías de la identidad. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2020.

HALL, S. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.

Ementa: Lógica e método científico. Categorias e definições de tipos de pesquisa. Método Quantitativo e Qualitativo. Pesquisa científica nas Ciências Sociais Aplicadas. Métodos para desenvolvimento de produto técnico-tecnológico e intervenção social. Métodos para planejamento da gestão de recursos, execução e avaliação de processos e produtos de comunicação. Elaboração do projeto de pesquisa. Normas da ABNT para pesquisa científica.

Bibliografia Básica:

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2022.

LIMA, Nabylla Fiori de. Ciência, tecnologia e sociedade. Curitiba: Contentus, 2020.

MOURA, C. P. de; LOPES, M. I. V. de (orgs.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.

Bibliografia Complementar:

CHÁVEZ, M., COVARRUBIAS, K. y URIBE, A. (coords.). Metodología de investigación en ciencias sociales - Aplicaciones prácticas. México: UCOL, 2016.

CRESWELL, J. W; CRESWELL, J. D. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. London: Sage Publications 2018.

BICKMAN, L.; ROG, D. J. Applied Research Design - A Practical Approach. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2008.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2019.

Ementa: Identificação e diagnóstico de problemas práticos de comunicação nas organizações e nas relações das organizações com seus públicos. Estratégias para solução de problemas da comunicação intercultural nas organizações. Plano de comunicação e marketing no contexto da interculturalidade nas organizações. Metodologias para pesquisas intervencionistas. Elaboração de projeto de intervenção. Planejamento da gestão de recursos, execução e avaliação de processos e produtos de comunicação. Dimensões sociais de impacto.

Bibliografia básica:

FERRARI, M. A. Reflexões sobre comunicação organizacional na América Latina: ventos da mudança na gestão da diversidade. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, v. 18, p. 24-36, 2021.

GREFFE, X. Economia artisticamente criativa: arte, mercado e sociedade. São Paulo: Iluminuras, 2021.

MASSONI, S. Teoría de la Comunicación Estratégica Enactiva e Investigación Enactiva en Comunicación: aportes desde Latinoamérica a la democratización de la vida cotidiana. Chasqui -Revista Latinoamericana de Comunicación N.º 141, agosto - noviembre 2019 (Sección Ensayo, pp. 237-256). Ecuador: CIESPAL, 2019.

MOURA, C. P; FERRARI, M. A. (orgs.). Comunicação, Interculturalidade e Organizações: Faces e Dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

Bibliografia complementar:

CRESWELL, J. W; CRESWELL, J. D. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. London: Sage Publications 2018. KELLEY, T.; KELLEY, D. Confiança Criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. Rio de Janeiro: Altabooks, 2019.

LOSINSKY, S. Implementando empreendedorismo na sua empresa. São Paulo: Mbooks, 2021. RODRÍGUEZ, M., BUTHET, C. J., TABORDA M., A., & SCAVUZZO, J. Metodologia integral de evaluacion de proyectos sociales: indicadores de resultados e impactos. Córdoba: Editorial Brujas, 2013.

VELLOSO, V. F. A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional. Organicom, São Paulo, ano 11, n. 21, 2014, p. 164-176.

Disciplinas Optativas

Ementa: Características do empreendedorismo no contexto da interculturalidade. Fundamentos e processos na comunicação organizacional. Tecnologia e inovação no empreendedorismo. O microempreendedorismo. Práticas comunicacionais aplicadas ao empreendedorismo. Redes sociotécnicas e mediação na comunicação voltada ao empreendedorismo. Aspectos de interculturalidade no empreendedorismo e nas práticas comunicacionais. Aspectos multidisciplinares sobre a comunicação no empreendedorismo. Gestão da diversidade nas organizações.

Bibliografia Básica:

BARMEYER, C; BAUSCH, M; MAYRHOFER, U. Constructive intercultural Management - Integrating cultural differences successfully. Northampton USA: Edward Elgar Publisher, 2021.

GALINDO, D. S.. Comunicação e mercado: metamorfoses teóricas e práticas. In: ITALA, P. F. Gestão da diversidade e da interculturalidade nas organizações. Curitiba: Editora Intersaberes, 2021.

SAMPAIO, A; SILVA, D. R; PORÉM, M. E. (orgs.). Comunicação, inovação e organização. Salvador: EDUFBA, 2021.

Bibliografia Complementar:

BUENO, W. C. A comunicação como inteligência empresarial competitiva. In: KUNSCH, M. M. K. (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.

DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor: Prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

FERRARI, M. A. (org.). Comunicacao, interculturalidade e organizacoes: faces e dimensoes da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.

RADZISZEWSKA, A. Intercultural dimensions of entrepreneurship. Journal of Intercultural Management, v. 6, n. 2, 2014, pp. 35–47.

VALE, G. M. V. Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 16, 2014, p. 874-891.

Ementa: Poder público, iniciativa privada e terceiro setor. Parcerias público privadas e políticas empreendedoras de desenvolvimento regional. Tipos de parcerias e alianças entre os setores públicos, privado e não governamentais. Economia Criativa e empreendedorismo intercultural. Demandas contemporâneas de desenvolvimento, inovação e tecnologia. Dimensão intercultural do empreendedorismo. Aportes conceituais e aplicados da comunicação organizacional estratégica. Internacionalização nas parcerias público privadas.

Bibliografia básica:

DI PIETRO, M. S. Z. Parcerias na Administração Pública. São Paulo: Forense, 2019.

DORNELAS, J. Empreendedorismo Social: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. São Paulo: Empreende, 2020.

GUIMARÃES, P; CRUZ, F; XAVIER, Y. Economia Criativa como vetor de desenvolvimento sustentável. São Paulo: Clube de Autores, 2021.

MARTINUZZO, J. A. Seis questões fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Redes. Rio de Janeiro: Mauad, 2021.

MATTAR NETO, J. A. Metodologia Científica na Era Digital. São Paulo: Saraiva, 2021.

Bibliografia complementar:

BAKER, B. Place branding for small cities, regions and downtowns: the essencial for the success destinations. Ebook amazona Kindle, 2019.

DA SILVA, J.P. A comunicação pública no Brasil. São Paulo: Appris, 2021.

MEYER, B. Parceria Público Privada: uma estratégia governamental. Lisboa: Actual, 2021.

SANCHEZ, J. D. G. Interculturalidad: Un nuevo concepto de participación comunitária. Ebook Amazon Kindle, 2013.

YEUNG, A; ULRICH, D. Reinventing the organization: how companies can deliver radically greater value in fast changing markets. Brigton: Harvard Business Review, 2019.

Ementa: Empreendedorismo transnacional na contemporaneidade. Internacionalização e parâmetros de análise de projetos bem-sucedidos no âmbito do empreendedorismo intercultural e comunicacional. Aspectos econômicos e sociais no contexto do empreendedorismo. Trabalho e negócio mediado por redes sociotécnicas. Perspectiva comparada de fatores culturais, históricos, políticos e demográficos. Migração, interculturalidade e empreendedorismo.

Bibliografia básica:

BESSANT, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2021.

KLAUS, G. Constelações Organizacionais. São Paulo: Cultrix, 2021.

OLIVEIRA, H. F. (Inter)cultura e língua(gens). Curitiba: Editora CRV, 2020.

MARINS, J. A era do impacto: o movimento transformador massivo da liberdade, das novas economias, dos empreendedores sociais e da consciência da humanidade. Ebook Kndle: Amazon, 2019.

PERISSINOTTO, R; AMOROSO, J. C. Política comparada: teoria e método. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2022.

Bibliografia complementar: HARRIS, J. Empreendedorismo Tranformador. São Paulo: Auster,  2020. LAFER, C. Relações Internacionais, Políticas internas e Diplomacia brasileira. São Paulo: Fundação Alexandre de Gusmão, 2022. MATTAR NETO, J. A. Metodologia Científica na Era Digital. São Paulo: Saraiva, 2021. PÉREZ, M. J. C. et al. Encuentros interculturales en sociedades multiculturales: Inmigración, multilingüismo y multiculturalidad. Granda. Editora Universidad Granada, 2019.

RESZIK, Luis. História da imigração no Brasil. São Paulo: FGV, 2021.

Ementa: Conceitos de comunicação, meio e mediação. Cultura Digital e Hiperculturalidade. Aspectos estruturais e funcionais das mídias digitais. Convergência das mídias no contexto organizacional. Conceito de narrativas contemporâneas nos meios digitais: Transmedia Storytelling; Multimedia Story; Crossmedia Narrative. Estratégias para o desenvolvimento de narrativas interculturais nos meios digitais.

Bibliografia Básica: DUGNANI, P. Meios de comunicação e Aldeia Global: Globalização, desglobalização e interculturalidade. ECCON. v. 13 n. 26 (2022). Disponível em: http://fatea.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1868.

HAN, B. C. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

ROSA. H. Aceleração: A transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Unesp, 2019.

SCHEID, D.; MACHADO, J.; PÉRSIGO, P. M. (ORG.). Tendências em comunicação organizacional: Temas emergentes no contexto das organizacoes. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019.

WAINBERG, J. A. Identidades em Crise e a Desglobalização Cultural. Mural Internacional, [S.l.], v. 13, p. e63263, abr. 2022. ISSN 2177-7314. Disponível em: doi:https://doi.org/10.12957/rmi.2022.63263.

Bibliografia Complementar:

MOURA, C. P; FERRARI, M. A. (org.). Comunicação, interculturalidade e organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

PRIOR, H. Mentira e politica na era da pos-verdade: fake news, desinformacao e factos alternativos. In P. Lopes & B. Reis (eds.), Comunicacao Digital: media, praticas e consumos (pp. 75-97). Lisboa: NIP-C@M & UAL, 2019. Disponivel em http://hdl.handle.net/11144/3976. doi. org/10.26619/978-989-8191-87-8.4.

SCHWARTZ, G. e REIS, P. V. A. Os novos meios de comunicação e o papel sistêmico dos influenciadores digitais na sociedade da informação. Revista Direito Mackenzie. São Paulo, v. 12, n. 1, 2018, p. 29-47.

SANTAELLA, L.; PEREZ RODRIGUES, M. C.; POMPEU, B. Semiótica da causa nas relações de consumo: Os vínculos de sentido entre acaso, causação eficiente e propósito em campanhas publicitárias. E-Compós, [S. l.], v. 24, 2021. DOI: 10.30962/ec.2128. Disponível em: ecompos.org.br/e-compos/article/view/2128.

Ementa: Conceitos de Estética e seus usos práticos na contemporaneidade. Características das estéticas contemporâneas e a estratégia de intertextualidade. Processos de mistura de culturas e as relações interculturais no contexto organizacional. Estética no contexto da cibercultura e da sociedade em rede. A estética na sociedade da informação e do conhecimento. O surgimento de novas formas técnico-expressivas. Estratégias de Comunicação Integrada. Estética e diversidade cultural na comunicação organizacional.

Bibliografia Básica:

AMARAL, I. A imagem na era da cultura digital e das narrativas alternativas. In: LOPES, P; REIS, B. Comunicacao Digital: média, praticas e consumos. Lisboa: NIP-C@M & UAL, 2019, pp. 99-11. FERREIRA, J. C. D. e JANZEN, H. E. A Interculturalidade na linguagem audiovisual: estranhamento, duplicação, hibridização e acabamento. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 29, n. 71, 2015, p. 70-78.

PESTANA, M. A.; LAMAS, E. R. Expressões Plásticas e Comunicação Visual as Viagens – Condutores Referenciais Criativos Interculturais. E- Revista de Estudos Interculturais, [S. l.], n. 8, 2021. DOI: 10.34630/erei.vi8.4149. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/erei/article/view/4149.

SANTAELLA, L. Estética & Semiótica. Curitiba: Intersaberes, 2019.

SANTAELLA, L. Estética do Fascínio. Revista DAT , [S. l.] , v. 4, n. 3, pág. 22–36, 2019. DOI: 10.29147/dat.v4i3.144. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/144.

Bibliografia Complementar:

ARAUJO, R. da C. Entre os signos: estética e semiótica. Revista Femass, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.47518/rf.v2i2.21. Disponível em: http://200.0.202.7/index.php/femass/article/view/21.

DELARBRE, R. T. Internet como expressão e extensão do espaço público. MATRIZes, [S. l.], v.2, n. 2, p. 71-92, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v2i2p71-92. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38225.

FERRARI, M. A. e CABRAL, R. Comunicação intercultural e interseccionalidade: breve reflexão sobre as perspectivas e desafios da diversidade nas organizações. 2019, Anais. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003008430.pdf.

LIPOVETSKY, G. & SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Ementa: Conceitos de Signo, Linguagem, Narrativa, Discurso e Mediações. Características das narrativas no contexto da interculturalidade nas organizações. Retórica e poética no uso das diferentes linguagens e narrativas no contexto organizacional. Estética contemporânea e consumo simbólico. Transculturação Narrativa e Cultura Digital. Comunicação Integrada, Comunicação Multimídia, Crossmídia e Transmídia. Convergência das Mídias e Interculturalidade.

Bibliografia Básica:

BARBOSA, M. V. Entre o “cultural” e o “natural”: mitologias hoje. Revista Letras Raras, [S.l.], v. 8, n. 4, p. Port. 95-111 / Eng. 93-109, dez. 2019. ISSN 2317-2347. Disponível em: doi:http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1623.

BRACONS, H. Recensão de "Símbolo, Metáfora e Mito da Comunicação Intercultural" de Baptista, M.M. E- Revista de Estudos Interculturais, [S. l.], n. 10, 2022. DOI: 10.34630/erei.vi10.4778. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/e-rei/article/view/4778. BUENO, A. M. Entre o peixe e o xamã: processos semióticos no encontro intercultural. Estudos Semióticos, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 164-183, 2021. DOI: 10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.180105. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/180105.

DUGNANI, P. Corpo Estendido Versus Corpo Intercultural: Reflexões Sobre o Uso dos Meios de

Comunicação e a Interculturalidade. Revista Lusófona de Estudos Culturais, [S. l.], v. 9, n. 1, p.17–29, 2022. DOI: 10.21814/rlec.3527. 2022. Disponível em: https://rlec.pt/index.php/rlec/article/view/3527.

SANTAELLA, L. E NOTH, W. Introdução à Semiótica. São Paulo. Paulus. 2022.

Bibliografia Complementar:

EVEN-ZOHAR, I. Intercultural competition over resources via contests for symbolic capitals. Semiotica, vol. 2020, no. 232, 2020, pp. 235-250. https://doi.org/10.1515/sem-2019-0038. GERTSEN, M. C; SODERBERG, A. M. Intercultural Collaboration Stories: on narrative inquiry and analysis as tools for research in international business. Journal of International Business Studies, California, n. 42, 2011, p. 787–804.

RODRIGO ALSINA, M. Notas para una semiótica intercultural. Gherebh-Revista de Comuniçao, Cultura e Teoria da Midia, v. 5, p. 37-51, 2004.

SARMENTO, C. e MOREIRA, C. Semióticas da Comunicação Intercultural – da Teoria às Práticas. Porto: Edições Afrontamento, 2015.

WEISSMANN, L. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Constr. psicopedag. São Paulo , v. 26, n. 27, p. 21-36, 2018 . Disponível em . acessos em 14 jul. 2022.

 

Ementa: Panorama general sobre la importancia de comprender conceptualmente a la cultura para colocar en este campo teórico a la interculturalidad. El interaccionismo simbólico. Cultura como campo semiótico y práctica social. Interculturalidad como convivencia entre distintas culturas, generando expresiones culturales compartidas a través de la comunicación y el respeto mutuo, favoreciendo el diálogo, la concertación, así como la integración y convivencia enriquecida entre ellas.

Bibliografia Básica:

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BREA, J. L. Cultura_RAM - Mutaciones de la cultura en la era de su distribución electrónica.

Barcelona: Editorial Gedisa, 2018.

GRIMSON, A. Los límites de la cultura: Crítica de las teorías de la identidad. Buenos Aires: Siglo

XXI Editores, 2020.

Bibliografia Complementar:

DEARDORFF, D. K. Manual for developing intercultural competencies – Story Circles. New York: Routledge / UNESCO, 2020.

GARCÍA CANCLINI, N.; GREELEY, R. La interculturalidad y sus imaginarios. Santiago: Palinodia, 2019.

MARTIN-BARBERO, J.; BERKIN, S. C. Ver Con Los Otros: Comunicacion Intercultural. México: FCE, 2017.

PANOCOVÁ, R. Theories of Intercultural Communication. Kosice: Univerzita Pavla Jozefa Šafárika, 2020.

Ementa: Princípios teóricos que norteiam os conceitos de Interculturalidade e Cidadania. Consumo como prática cidadã e como forma de comunicação. Práticas de consumo como pontes para o enfrentamento dos desafios promovidos pela convivência de equipes marcadas pela diferença e diversidade em ambientes corporativos. Ampliação do conceito de stakeholders. Novas competências comunicacionais exigidas de gestores e profissionais para que empresas cumpram sua função social em contextos de interculturalidade.

Bibliografia básica:

HOFF, T. M. C. Biossociabilidades do consumo: regimes de visibilidade da diferença no discurso publicitário. In: ROCHA, R. L. M.; PERES-NETO, L. (orgs.). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 165-179.

KOMISAROF, A; LEONG, C. Viewing intercultural adaptation and social inclusion through constructs of national identity: An introduction. International Journal of Intercultural Relations. v.78, 2020, p. 1-9.

LEONG, C. et al. What does it take to become “one of us?” Redefining ethnic-civic citizenship using markers of everyday nationhood. International Journal of Intercultural Relations. v. 78, 2020, p. 10–19. MOURA, C. P; FERRARI, M. A. (orgs.) Comunicação, Interculturalidade e Organização: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

Bibliografia complementar:

COULDRY, NICK. Why voice matters. Culture and Politics after Neoliberalism. London: Sage, 2010.

GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

SHAH, D. V. et al. Communication, Consumers, and Citizens: Revisiting the Politics of Consumption. The ANNALS of The American Academy of Political and Social Science, 2012.

WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.

Ementa: O fim das grandes narrativas e o surgimento das micropolíticas. Fragmentações identitárias e organizações de sociedade civil. Ampliação do conceito de stakeholders, o ESG e o novo protagonismo das organizações. Relações entre culturas organizacionais de diferentes tradições. O campo discursivo do ativismo político, tensões e aproximações entre suas correntes. Aproximações e antagonismos entre organizações no cenário brasileiro contemporâneo.

Bibliografia básica:

CORREIA, J. C.; GRANDIM, A.; MORAIS, R. (orgs.). Pathologies and dysfunctions of democracy in the media context. Covilhã, Portugal: Labcom Communication & Arts, 2020.

DANOWSKI, D.; VIVEIROS DE CASTRO, E. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianólpolis/São Paulo: Cultura e Barbárie/Instituto Socioambiental, 2017.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro:

Bazar do Tempo, 2020.

PEREIRA, H.P.; PRADO, J.L.A.; PRATES, V. Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022.

PRATES, V. Um mapa da ideologia no Antropoceno. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020.

Bibliografia complementar

FAUSTO NETO, A. Política entre ações comunicativas e circulações disruptivas. In: Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 7, n. 2, 2019.

HOWARTH, D; NORVAL, A; STAVRAKAKIS, Y. (orgs.) Discourse Theory and Political Analysis: identities, hegemonies and social change. NY: Manchester U.P., 2000.

MOUFFE, C. Agonistics: thinking the world politically. Londres: Verso, 2013.

PEREIRA, H. P. ; PRATES, Vinicius. Propagação do vírus, disseminação do ódio: circulação dos

afetos nas fakenews sobre a covid-19. Rizoma, v. 8, p. 10-25, 2020.

PRADO, J.L.A.; PRATES, V. Regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018. ECompós, v. 1, p. 1-0, 2020.

PRATES, Vinicius. No Antropoceno, o homem morto pelo Quixote nos fixa o seu olhar. Teccogs:

Revista Digital de Tecnologia Cognitivas, volume 20, p. 122-138, 2022.

VISSER, W. Os 50 + importantes livros em sustentabilidade. São Paulo: Peirópolis, 2012.

Ementa: Panorama das mobilizações e ativismos culturais contemporâneos e suas relações com as redes sociotécnicas. Mediações e discursos nas redes sociotécnicas. Capitalismo global e novas formas de organização da sociedade civil e do trabalho na relação com atividades coletivas e colaborativas interculturais. Espaços e contextos laborais como oportunidades para as organizações promoverem manifestações culturais diversas. Novas formas de comunicação e geração de valor para a marca. Empresas e seu papel de promover a inclusão da diferença. Campos axiológico e deontológico da cidadania.

Bibliografia básica:

BARSAMIAN, D. ; CHOMSKY, N. Notes on resistance. Chicago: Haymarket Books, 2022.

GOHN, M. G. Ativismos no Brasil: Movimentos sociais, coletivos e organizações sociais civis: Como impactam e por que importam? São Paulo: Vozes, 2022.

KARTAJAYA, H; KOTLER, P. ; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Tecnología para la humanidad. Córdoba: Editorial Almuzara, 2021.

MENDES, M.C.; SCHOREDER, U. Comunicação (inter)cultural em interação. Belo Horizonte: Editora Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2019.

PAIERO, D.; SCHWARTZ, R. Atos que viraram fatos: olhar do jornalismo e da história sobre os protestos de 2013 a 2016. São Paulo: Mackenzie, 2019.

Bibliografia complementar:

BUTLER, J. A Força da Não-Violência. Lisboa: Edições 70, 2021.

CANEVACCI, M. A cidade polifônica. Ensaios sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

CASTELLS, M. Redes de Indignação e Esperança. Movimentos sociais na era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MATO, D. Heterogeneidade social e institucional, interculturalidade e comunicação intercultural. Matrizes, São Paulo, v. 6, n.1, 2012, p. 43-61. SLOTERDIJK, P. O desprezo das massas: ensaio sobre lutas culturais na sociedade moderna. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

Ementa: Concepções discursivas de sujeito. Identidades no capitalismo comunicacional. O papel biopolítico das organizações. Novos arranjos laborais na era das redes sociotécnicas. Discursos do empreendedorismo e do cuidado de si. Formações identitárias na realidade do Brasil contemporâneo. Ampliação do conceito de stakeholders nas corporações.

Bibliografia Básica:

LATOUR, B. Onde aterra? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

PRADO, J. L. A.; PRATES, V. (Orgs.) Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

PRATES, V. Um mapa da ideologia no Antropoceno. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020.

Bibliografia Complementar:

AMOSSY, R.; PIERROT, A. H. Estereótipos e Clichês. São Paulo: Contexto, 2022.

BRAGA, J. L. 2019. Midiatização & democracia – sistemas de relações no ambiente social. In: CASTRO, P. C. (org.). Midiatização e reconfigurações da democracia representativa. Campina Grande, Eduepb, p. 56-75.

CARLÓN, M. Tras los pasos de Verón... Un acercamento a las nuevas condiciones de circulación del sentido en la era contemporánea. Galáxia, São Paulo, PUC-SP, n. 43, p. 5-25, jan.-abr. 2020 DOI: dx.doi.org 10.1590/1982-25532020146718.

ZIZEK, S. The Sublime Object of Ideology – The Essential Zizek. Brooklyn: Verso Books, 2022.