Compartilhe nas Redes Sociais

Laboratórios

A UPM possui no campus de São Paulo vários laboratórios de informática, de uso geral, dos quais quatro são utilizados exclusivamente pelos Programas de pós-graduação Stricto Sensu, contando com 473 computadores. Esses laboratórios são interligados e possuem um gerenciamento centralizado na área de informática da UPM. A equipe de laboratoristas é responsável pela operacionalização diária dos laboratórios, monitoração da rede e equipamentos, controle e atendimento aos professores e alunos.

O software SPSS é o principal programa estatístico utilizado, contando com 125 licenças. Também se conta com o software NVivo para análises qualitativas e com os softwares SmartPLS e EQS para técnicas estatísticas quantitativas.

Em 2015 foi criado o Observatório de Finanças Aplicadas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em finanças e treinar os alunos do PPGA em softwares e bases de dados disponíveis. O observatório conta com 45 computadores e estão disponíveis as bases de dados COMPUSTAT e SP_IQ, o editor de texto LATEX e o software econométrico STATA. Nos anos de 2015-16 foram realizadas 02 turmas de treinamento de uso do editor LATEX para geração de redes de referencial bibliográfico e 04 turmas de treinamento do STATA envolvendo docentes e discentes do PPGA.