A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) divulga o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025–2029, que consolida as diretrizes e o planejamento estratégico da instituição para os próximos cinco anos. O material está disponível para consulta pela comunidade acadêmica no site da Universidade, basta clicar aqui.
Elaborado de modo participativo pela Reitoria, pelas Pró-Reitorias e pelos órgãos superiores da gestão da Universidade, o plano estabelece estratégias para consolidar a instituição como referência em ensino superior, pesquisa e extensão. O PDI foi elaborado com base na identidade cristã reformada do Mackenzie e leva em conta diversas áreas de atuação da UPM, o perfil docente e discente, apresenta o projeto pedagógico da Universidade, e também considera a implementação de novos cursos e o desenvolvimento institucional.
“O Plano é um documento formal, comunicado ao Ministério da Educação. Ele lança luzes sobre as nossas intenções, o que pretendemos fazer no horizonte de cinco anos: sobre as nossas políticas, planos com relação à infraestrutura, ao lançamento de novos cursos e a outras questões importantes”, explica o reitor da UPM, Prof. Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Para ampliar a compreensão sobre os impactos no dia a dia da universidade, foram realizados seis episódios de podcasts, que também estão disponíveis no site. Cada episódio conta com a participação do reitor e dos pró-reitores da UPM, que explicam como o planejamento contribuirá em cada uma de suas áreas.
Segundo o reitor, o PDI cumpre o papel de oferecer um direcionamento claro para a tomada de decisões institucionais em um cenário marcado por rápidas transformações. “Todo esse cenário nos obriga a tentar antecipar o que vai acontecer. As questões, hoje, no mundo geopolítico, estão extremamente estressadas, por conta de disputas comerciais, questões ideológicas. Então, o corpo diretivo da instituição é chamado a pensar, ouvir especialistas e definir sua estratégia”, destaca.
O plano estabelece como eixos prioritários a excelência acadêmica, a inovação e a internacionalização, com o objetivo de formar cidadãos éticos, críticos e preparados para os desafios contemporâneos. Entre os principais focos estão a ampliação da oferta de cursos presenciais e a distância, a modernização curricular e o fortalecimento da pesquisa científica. Essas iniciativas contribuem para aproximar a Universidade das demandas sociais, além de promover sustentabilidade e impacto positivo junto à comunidade. O PDI também enfatiza a sustentabilidade financeira e a importância da mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, para a viabilização de investimentos em tecnologia, inclusão e internacionalização, reforçando parcerias globais e a formação integral dos alunos.
“Qualquer pessoa que lê o PDI vai entender melhor quem é a Universidade Presbiteriana Mackenzie. E você tem obrigatoriamente o apontamento de ‘para onde vamos caminhar’. Então, é o ‘quem somos nós ‘e ‘quem nós pretendemos ser’”, aponta Marco Tullio.
O Plano de Desenvolvimento Institucional 2025–2029 pode ser acessado no site desenvolvido especialmente para apresentar, de forma clara e dinâmica, o planejamento estratégico da UPM. Clique aqui e confira.




