2017 - Barbara Helena Breda - Direito

 

Meu nome é Bárbara Helena Breda e eu sou aluna de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No segundo semestre de 2017 eu realizei um período de mobilidade acadêmica pela Universidade, no qual estudei em Portugal, na Universidade do Minho localizada em Braga.

 

A cidade de Braga é uma pequena cidade situada ao norte de Portugal, com belas construções históricas, ambiente calmo e agradável e uma grande quantidade de universitários, uma vez que a cidade gira em torno da Universidade.

 

Portugal, em si, é um país lindo, de excelente gastronomia e de custo de vida baixo, se comparado com os outros países europeus, o que é um excelente fator para aqueles que estão a estudar no exterior e não pretendem gastar fortunas para tal.

 

Minha experiência na Universidade foi enriquecedora, pude aprender um pouco mais sobre o direito que tanto influenciou o direito brasileiro e comparar ambos. A Universidade ainda permite que realizem-se matérias de outros cursos, sendo assim, os alunos que possuem interesse podem fazer cursos de idiomas, de graça e de alta qualidade. A faculdade tem uma excelente estrutura e os responsáveis pelo Setor de Relações Internacionais dão todo o apoio aos alunos intercambistas, se mostrando sempre muito preocupados e solícitos.

 

Além disso, a oportunidade de viver em outro país, morar sozinha e aprender uma nova cultura, apesar de desafiadora, foi incrível. Creio que, mais do que academicamente, é uma experiência de vida que nada mais pode oferecer, sendo assim, o Mackenzie promove um trabalho importantíssimo ao encaminhar alunos para estudos fora do país.

 

No mais, estando em Portugal tive a oportunidade de conhecer outros países do continente europeu, sendo assim, ainda há uma facilidade para a realização de viagens – de final de semana – e a possibilidade de conhecer outros países.

 

Por fim, eu tenho muito a agradecer à oportunidade que o Mackenzie me ofereceu e a todo o apoio prestado pela equipe da COI. A experiência de estudar fora é incrível e, o mais importante, é saber que ao regressar teremos uma Universidade tão importante e de tanta qualidade quanto o Mackenzie aberta, nos esperando.