2017 - Guilherme Hebling De Marchi - Engenharia Mecânica

Esse período de mobilidade tem sido uma experiência incrível e de muito aprendizado, tanto a nível acadêmico quanto cultural/social. As matérias cursadas aqui são de grande relevância e foram ministradas de forma excelente. Quanto a isto, o Instituto Politécnico do Porto tem algumas diferenças no sistema de avaliação em relação ao Mackenzie, mas a qualidade de ensino e o esquema de aulas são bem parecidos com o nosso no Brasil. Ainda sobre a universidade, as pessoas são amigáveis, não tão comunicativas, mas tive alguns projetos em grupo e todos correram bem. Os professores são bons e atenciosos.

 

 

Porto é uma cidade pequena, o que me deixou confortável por eu ser do interior de SP, assim, nesta questão é bem diferente se comparado ao estilo de vida de São Paulo capital. Aqui tudo é mais próximo, relativamente mais rápido e a sensação de segurança é muito maior. É como se misturasse as facilidades de uma cidade grande (transporte, lazer) com a tranquilidade de uma cidade pequena.

 

 

Durante este tempo resido em um apartamento com mais 3 portugueses. Além deles e dos alunos das minhas salas, o intercâmbio tem me proporcionado o contato com diversos outros intercambistas, brasileiros e estrangeiros, o que enriquece ainda mais a experiência.

 

 

Posso dizer com toda certeza que esse período de mobilidade está valendo muito a pena e fico na torcida de um dia participar novamente ou na torcida de existir em breve algum programa de “dupla titulação” para o meu curso.