2016 - Thais de Micheli - Arquitetura e Urbanismo

Meu nome é Thais e sou aluna de Arquitetura e Urbanismo no Mackenzie e atualmente estou cursando o mesmo curso na Coreia do Sul na Universidade Chung-Ang University.

O processo para participar do intercambio foi tranquilo, já que segui direitinho tudo o que foi orientado pela COI. Depois de receber a aprovação tive que correr atrás de mais documentos para a obtenção do visto e com isso pude vir aqui para o outro lado do mundo.

A universidade foi muito receptiva na minha chegada ao país. Estudantes da universidade chamados de GLAM foram nos buscar no aeroporto. O GLAM é um grupo de estudantes que nos ajudam durante nossa estadia na Coreia com qualquer tipo de problemas e documentações como por exemplo abrir conta no banco coreano.

Estou morando na capital do país, Seul, dentro do dormitório da minha Universidade com mais uma estudante da Bélgica. O quarto é bem confortável, cada um possui sua cama, escrivaninha, estante e armário. O banheiro fica dentro do quarto e é dividido por nós duas. O prédio é novo e por isso possui elevador, sistema de segurança, wifi, área de convivência no térreo e etc. Pelo preço da moradia e a qualidade do lugar vale a pena ficar aqui. Alugar apartamentos em Seul é muito complicado (até para os coreanos), então é bom evitar passar por problemas.

Muitos me perguntam se eu sei coreano. Eu não sei coreano e não é necessário saber para vir para cá. As matérias que eu curso são todas em Inglês. Faço uma aula com o departamento de Urbanismo (em que sou a única estrangeira), uma aula com o departamento de arquitetura (em que também sou a única estrangeira), e demais aulas relacionadas a Coreia (Sociologia da Coreia, Artes da Coreia e Coreano básico). Conversamos com os alunos estrangeiros e coreanos em inglês. Se souber coreano será melhor para poder conhecer mais coreanos, aqueles que não sabem inglês, mas não é necessário para sobreviver no país.

Os coreanos estudam muito, então na época de prova todo mundo “para suas vidas” pra estudar. Aqui no meu dormitório até passaram distribuindo comida durante a madrugada dentro dos quartos para todo mundo que estava acordado estudando. As provas que tive foram difíceis, mas eu não tive problema com as notas porque estudei bastante.

A Coreia é um país incrível! Estou amando morar aqui. A comida é maravilhosa e não muito diferente do que eu comida no Brasil (já que no Brasil também comemos arroz todos os dias). Seoul é uma cidade incrível com milhares de coisas pra fazer e visitar. A segurança da cidade é absurda, todo mundo anda com o celular e objetos de valor tranquilamente nas ruas. Já tive amigos que esqueceram dinheiro ou celular em alguns lugares, e quando eles voltaram para procurar eles sempre acharam o dinheiro ou o celular no mesmo local que deixou.

Conheci muitos coreanos super simpáticos que tem muita curiosidade sobre o Brasil e também estrangeiros do mundo inteiro. Tenho um canal no youtube onde mostro como é morar aqui, espero que ajude.

Youtube.com/MidoriThais