2017 - Rafael Brasilino de Souza - Direito

 

Prezados colegas do COI,

 

Venho por meio deste, conforme combinado expor como foi meu período de mobilidade frente á Universidade do Minho em Braga, Portugal.

 

Presumindo que este depoimento poderá ajudar colegas que futuramente irão participar da Mobilidade irei expor as maiores dificuldades e suas respectivas soluções.

 

Logo ao chegar em Portugal, a primeira dificuldade foi deslocamento entre Porto e Braga, como não tinha conhecimento o suficiente acabei por ter que ir de Taxi o que me custou em torno de 60 Euros, sendo que existe um servi denominado "Get a bus" que faz o mesmo serviço por 8 Euros.

 

A cidade de Braga apresenta uma beleza exuberante com seus pontos turísticos, sendo os principais destes: Igreja Monte do Bom Jesus, Monte do Picoto. Porém obtive dificuldades ao conseguir alugar um apartamento, já que muitos pedem garantias, assim, aconselho que procurem quartos para locar via comunidades de Facebook.

 

A recepção feita pela Universidade do Minho é extremamente divertida e importante para integração com culturas diferentes, uma vez que grande parte dos alunos Erasmus também participam desta.

 

O curso de direito em si tem aulas muito produtivas, é um ótimo local para se adquirir um conhecimento que não nos é provido aqui, como por exemplo nas aulas de economia política, onde o enfoque nas aulas é puramente aritmético, o mesmo lecionado para os cursos de exatas. Também é importante salientar que o esquema de aulas é diferente, os professores em geral não agem com tanto zelo pelos alunos como temos em nossa instituição, torna-se algo mais como aulas expositivas onde o aluno tem que procurar por si o conhecimento acadêmico. Particularmente acredito que o ensino lecionado no Mackenzie nos impulsiona mais a adquirir mais conhecimento acadêmico.

 

As matérias escolhidas inicialmente foram obrigatoriamente mudadas, já que o plano que fazemos no início não leva em conta o horário em que as matérias serão lecionadas, ou seja, é necessário refazê-lo logo após sua chegada. Assim, as matérias que efetivamente frequentei foram: Francês A1, Economia Política, Introdução ao Estudo do Direito (IED), Direito Constitucional Português.

 

Dentre estas particularmente gostei muito de IED, matéria que apresenta questões não suscitadas aqui, como por exemplo a divisão da doutrina jus positivista em jus positivismo alemão, francês e britânico. Porém, ao final das aulas, obtive muitos problemas com as matérias anuais (IED e Direito constitucional Português) que não consideraram meu período de mobilidade marcando provas para períodos onde eu não poderia fazer as provas, como de fato ocorreu. Inclusive conversei via e-mail institucional com a professora de IED que falou que remarcaria minha prova, porém não o fez. No caso de constitucional o fizeram as vésperas de minha viagem, o que também impossibilitou a realização desta, porém a professora foi mais solícita com minha situação.

 

No geral a experiência foi fantástica, o contato com outras culturas, a sociedade justa, com preços justos, segura e com um qualidade de vida inexplicável cativa e acaba por deixar saudades. Morar em Portugal também permite conhecer vários lugares da Europa por preços justos, uma vez que, as companhias "low cost" oferecem preços competitivos, e se comprados com antecedência pode chegar a paga 10 Euros por uma passagem de ida e volta para a França por exemplo.

 

Portanto, o saldo final é bem positivo, adquirir novos conhecimentos com enfoques diferentes aos dados aqui, paisagens fantásticas, amadurecer por viver sozinho em outro país, e vivenciar uma sociedade que como qualquer outra tem seus problemas (como por exemplo o machismo e a xenofobia), porém de forma geral muito mais justa e segura