2012 - Francine Sant'Anna - Engenharia Civil

-

A Universidade de Coimbra foi minha escolhida pela forte tradição e renome que tem entre as faculdades europeias. Coimbra foi uma surpresa, uma cidade realmente encantadora, pequena mas ainda assim abrigando uma imensidão de histórias, culturas, nacionalidades e diversidades.

-

A vivência desse intercâmbio foi a melhor e mais marcante experiência que tive, é um período que vem com desafios, muda totalmente nossa rotina, preocupações e no qual as responsabilidades aumentam, no entanto, é um período que traz boas mudanças, amadurecimento, muito conhecimento, diversão, e sem dúvida influenciará em como você verá as coisas o resto de sua vida, é um período no qual um mundo totalmente fora de realidade se abre para você explorá-lo.
Aqui vão algumas dicas e explicações baseadas no que vivi por lá:

-

Visto: Foi muito mais prático e rápido do que imaginei. Todo o processo entre enviar documentação ao consulado, ir à entrevista e estar com o visto em mãos, aconteceu em menos de 20 dias. O consulado de Portugal aqui no Brasil fornece o visto de estudante válido apenas por 3 meses, chegando na cidade que você irá estudar, no máximo em uma semana, deverá ir à Loja do cidadão e solicitar o título de residência para o tempo que realmente estará no país estudando, sejam 6 meses, 1 ano ou mais, a taxa é a mesma independente do período, cerca de 40 euros.

-
 
Passagens Aéreas e Seguro Saúde/ Vida: Antes da reunião de orientação que a Coi promove, criamos um grupo no e-mail e no facebook com todos os alunos que estavam indo fazer intercâmbio na Europa, mais especificamente em Portugal, éramos um grupo de aproximadamente 30 pessoas. Com um grande nº de interessados nas mesmas coisas, fomos atrás de várias agências para vermos qual conseguiria os melhores preços caso todos fechassem juntos. Nas passagens aéreas foi meio difícil conciliar pois cada um queria ir numa data diferente, agora o seguro saúde, conseguimos fechar um dos melhores do mercado, com excelente assistência e alguns opcionais por um preço muito baixo.

-
 
Alojamento: Para quem vai sem ter lugar definido, o melhor mesmo é tentar reservar o alojamento da faculdade, hotel ou hostel por alguns dias até encontrar um lugar fixo, e as opções são muitas, tanto em termos de localização, preços, casas, quartos ou apartamentos. Os preços variam muito de 120 a 350 euros, depende, pois alguns você tem de pagar as despesas como água, luz, internet e gás a parte, além do aluguel e outros já estão inclusos no valor do aluguel. Morei em uma casa no centro histórico de Coimbra, a qual dividia com mais 7 meninas, umas tinham quartos individuais e outros duplos, todos suítes, era uma casa muito ampla, meu aluguel era 250 euros já com despesas inclusas. Para o pessoal das engenharias é bom se atentar ao local de moradia, pois o Pólo II, onde ficam todas as Faculdades de Engenharia, é bem distante do centro de Coimbra,  não há praticamente nada por perto e o transporte para o centro não funciona durante a noite, então compensa bem mais morar no centro onde tem tudo e onde todos os eventos, festas, e comércios estão e pegar um ônibus para o Pólo II nos dias de aula, que leva cerca de 20 min. do centro.

-
 
Alimentação: Todos os pólos da Universidades têm as cantinas,  são de excelente qualidade, algumas são até específicas, servem só massas, só baguetes, só grelhados, a comida é muito boa e variada,  o preço também muito bom, para estudante 2,40 euros. Gastos com supermercado eram variados, depende de quem gosta de comer fora sempre ou prefere fazer suas refeições em casa. Meus gastos variavam entre 100 e 120 euros por mês.

-
 
Transporte: Em Coimbra, têm o passe de ônibus para estudante, que custava 17 euros mensais, para andar à vontade.

-
 
Festas: Coimbra é uma cidade universitária, e pra lá vão pessoas de toda a Europa e América estudarem, portanto a quantidade de festas, eventos de integração e viagens entre os “Erasmus” é muito grande, toda a semana, e quase todos os dias tem algo para fazer na cidade. Tudo sempre muito animado e divertido, as baladas geralmente são gratuitas para os intercambistas, e quando cobram são valores bem baixos e as bebidas sempre muito baratas também.

-
 
Estudos: Cada disciplina tem um modo de avaliação específico, mas no geral se dividem em 2: Avaliação contínua: tem 2 provas no semestre e exige presença em sala de aula e a Avaliação Geral: na qual é realizada apenas uma prova no final do semestre onde é cobrada toda a matéria, nesta a presença não é obrigatória durante o semestre, no entanto, é o modo mais difícil de ser aprovado. Muitos escolhem o 2º método, mas recuperar tudo no final às vezes não é fácil, muitos acabam reprovados e pra quem quer utilizar dessa experiência para dar um “UP” no currículo é melhor ter todas as aprovações. Pelo menos na minha área, Engenharia Civil, o mercado está muito aquecido, há muitas oportunidades, mas sem dúvida as melhores estão para os que mais se diferenciam, então quanto mais êxito tiver nessa experiência de morar e estudar fora, maiores as chances de quando voltar entrar exatamente na área ou empresa que quer, não há uma entrevista em que não questionem seu desempenho e no que essa vivência acrescentou para você.

-
A Universidade de Coimbra oferece a todos seus intercambistas a oportunidade de cursar qualquer disciplina de seu curso, independente do ano que você esteja aqui no Brasil e também permite que você curse disciplinas das outras Faculdades, eu como só tinha aulas de manhã, peguei os cursos de alemão e francês para fazer no período da tarde na Faculdade de Letras, tudo sem custo algum ao aluno. Para quem quiser é só se informar no DRIC (Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra) no ato da matrícula.

-
 
Viagens: Uma das melhores partes de estar na Europa é a facilidade de viajar,  é muito fácil, rápido e barato, principalmente quando se vai pelas cias aéreas “low costs”, cheguei a comprar passagens aéreas por 7 euros. São experiências únicas e incríveis, consegui em 6 meses conhecer boa parte da Europa, sem dúvida foi uma das partes mais marcantes de meu intercâmbio.

-
 
E é isso... É algo que recomendo a todos, pois é uma experiência que só acrescenta, me agregou muito em todos os sentidos.
Espero que tenha esclarecido a maioria das dúvidas, e fico à disposição caso queiram entrar em contato para esclarecimentos específicos.

-
( santfran@hotmail.com)