2010 - Davi Monteiro - Publicidade e Propaganda

-

Olá, me chamo Davi Monteiro e estou morando em Coimbra - Portugal, estudando na Universidade de Coimbra. No Mackenzie faço Publicidade e Propaganda (MKT) e aqui estou cursando três matérias do curso de Licenciatura em Estudos Artísticos.

-

O que me motivou a vir pra Portugal a princípio foi a língua, pois não tenho nenhum outro idioma fluente, embora meu inglês seja muito bom, para estudar fora não é suficiente. A Universidade de Coimbra é um show à parte, mais de 800 anos de história, assim como no Mackenzie, os alunos são muito ligados a faculdade e a defendem como verdadeiros conimbrenses. Aqui existe um traje universitário, algumas festas e cerimônias tradicionais que os alunos se orgulham de repetir todo ano. Não entro em detalhes sobre isso, mas pesquisem no Google/ Youtube sobre queima das fitas, praxe Coimbra, tunas acadêmicas (um show a parte) que tem muita coisa.

-

As 3 matérias que estou fazendo são fascinantes, o sistema de avaliação aqui funciona de duas formas: a primeira o aluno assiste a no mínimo 75% das aulas e faz um trabalho no final. A segunda, se o aluno tem menos de 75% de presença, deverá fazer uma ou duas provas no final do semestre. A nota é dada de 0 a 20 e a média para passar é 10. Optei pelo trabalho em 1 matéria e pela prova em 2 outras, isso depende muito de cada matéria e curso. Alguns cursos como Direito não permitem o trabalho, ou seja, apenas a prova.

-

Portugal é um país fascinante, tudo aqui é bonito, vive-se a história aprendida no colégio. Os transportes são muito bons, conhece-se todo o país de trem (aqui se chama comboio) e é muito fácil alugar um carro para viajar também. Os portugueses aqui em Coimbra são receptivos, moro numa residência com 90% de portugueses e fui muito bem recebido, porém o contato com estudantes intercambiários de várias partes da Europa também é constante, outra vantagem, pois estou praticando bastante meu inglês.

-

Não se espante com os garçons aqui, geralmente não são muito simpáticos, 90% das vezes, se observar que um garçom está sendo simpático pode ter quase certeza que é brasileiro ou africano etc.

-

O clima aqui não é nenhum pouco parecido com o brasileiro, mas não é dos piores, peguei 3 graus quando cheguei a Lisboa e aqui em Coimbra também, mas a diferença é que o frio é muito úmido, chega a dar 100% de umidade, o que deixa a sensação térmica lá embaixo, mas não tragam roupa de frio, tragam apenas 1 casaco para sair do aeroporto, comprem aqui pois é barato, e os do Brasil definitivamente não funcionam aqui.

-

Procurei as informações sobre intercâmbio na ACOI e fui muito bem orientado em todo o processo, que é meio burocrático, porém não é difícil de fazer, basta seguir todas as instruções que a ACOI passa.

-

Moro numa residência da própria faculdade, pago 100 euros por mês, só que não tem para todo mundo, porém a oferta de quartos para alugar aqui em Coimbra é muito grande, há opções desde 130 até 250 euros por mês, em quartos compartilhados ou individuais. Geralmente já tem internet, luz, água, inclusas. Também existem as cantinas universitárias onde com 2,50 euros você tem uma refeição completa com sobremesa e bebida, muito boa, mas se quiser economizar mesmo, fazer compras no supermercado é melhor, pois todos os locais de moradia têm cozinha equipada para se cozinhar. Eu meio que divido entre cozinhar em casa e comer nas cantinas.

-

Gasto aproximadamente 150 euros por mês com comida. Não se paga para entrar em praticamente nenhuma balada. Geralmente o material didático é disponibilizado nas copiadoras assim como no Mackenzie, porém é muito barato, não gastei mais do que 10 euros o semestre todo com cópias.

-

Estudante brasileiro em Portugal, ao contrário do turista, precisa de visto para vir, o processo é semelhante ao de outros países, comprova que está matriculado na Universidade. Comprova meios de subsistência (carta, imposto de renda e tal, pode ser dos pais) além de outras coisas, mas também não é difícil, só que é demorado, portanto programe-se com antecedência.

-

No mais, estou cada dia mais fascinado com a vida acadêmica de Coimbra, já triste por estar quase no fim do meu intercâmbio. Como diz um famoso fado: “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida” Ah é isso, não se esqueçam se assistir um bom fado, aqui em Coimbra, conheci duas casas de fado fascinantes, Capela e Diligencia. Vale muito à pena!

-

Outra coisa que vale a pena ressaltar, aqui é muito fácil e barato viajar pela Europa com as companhias lowcost como Ryanair, estamos no berço da história, temos que aproveitar!

E antes de sair do Brasil, façam um Facebook para vocês para irem se habituando, aqui o povo só se comunica assim!

-

No mais, se precisarem de mais informações mandem e-mail: davifilho@gmail.com

Respondo com prazer o que eu puder.

Abraços!