2012 - Tatiana Concon Correa - Administração

Boa tarde,
 
Gostaria de agradecer a oportunidade de estar participando deste intercâmbio, pois está sendo uma experiência muito positiva. A cidade é encantadora e estou apreciando um país com uma cultura muito rica. Além disso, estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas da Áustria e de outros países, pois o programa de intercâmbio chamado ERASMUS é muito grande na Europa. Através dele os intercâmbistas têm a possibilidade de se integrar e divulgar um pouco de seu país de origem. A primeira foto foi tirada no Urhturm que é um ponto turístico da cidade de Graz. Nesta foto estou com outros intercâmbistas que fazem parte do ERASMUS. Este lugar está localizado em um ponto alto da cidade com uma vista maravilhosa. A segunda foto foi tirada na frente da Karl-Franzens-Universität Graz que é uma das seis universidades encontradas em Graz. A Technische Universität Graz que é a universidade que estou estudando, possui vários programas junto com essa outra universidade. Assim, Graz encanta qualquer universitário e ficou conhecida como cidade universitária. 

A oportunidade de fazer  intercâmbio proporcionada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie é um diferencial para que o jovem  enfrente a concorrência que se encontra quando este está no mercado de trabalho. O Mackenzie possui uma equipe qualificada que harmoniza uma excelente comunicação entre aluno e a faculdade do exterior.

Contando um pouco da minha experiência, me interessei em participar do intercâmbio quando estava no quinto semestre.

Primeiramente, escolhi uma faculdade que possibilitasse melhorar meu alemão. Encontrei a universidade TU GRAZ que se localiza na Áustria e comecei a pesquisar sobre a cidade, onde ela se encontra. Foi uma ótima surpresa quando descobri que Graz é a segunda maior cidade da Áustria e é mais conhecida como cidade universitária. Suas 6 universidades fazem com que a cidade seja muito movimentada e possua muitos intercambistas e estudantes.  

Depois que escolhi a universidade e fui aprovada pelo Mackenzie, comecei os preparativos para a viagem. Nessa hora  é necessário ir atrás do visto para morar durante 6 meses no país. Esse visto exige alguns documentos, meu conselho é verificar na internet os documentos exigidos e marcar uma hora no consolado da Áustria para entregá-los. Após a entrega demora  mais ou menos 15 dias para o visto estar pronto.

A universidade TU GRAZ exige a participação dos intercambistas em um curso de alemão no começo do semestre. Esse curso vale muito a pena, pois nele acabamos fazendo  amizade com os outros alunos que estão fazendo intercâmbio. Durante o mês que antecede o começo do semestre, eu me inscrevi nas matérias  que iria cursar nos seis meses na Áustria.  As matérias são escolhidas antes da viagem, mas quando chegamos em Graz,  ganhamos uma senha para entrar no site da universidade e se registrar nas aulas. As classes tem limite de alunos, então é necessário se inscrever para garantir sua vaga.

A universidade é muito receptiva, na primeira semana que chegamos  em Graz é proporcionado uma palestra para os intercambistas onde é passado todas as informações para os alunos. Além disso, é oferecido um café de integração e um passeio pela universidade para conhecermos o campus.

As aulas são muito boas e difíceis. Mas ao longo dos meses ficam mais fáceis, pois a língua alemã possui um vocabulário muito extenso o que dificulta seu entendimento no início.

Segundo moradia e despesas em Graz, aconselho encontrar no site da universidade TU GRAZ uma moradia estudantil, porque lá se encontram várias opções para estudantes. Nesses apartamentos é possível escolher entre morar sozinho ou dividir com outros estrangeiros. O aluguel varia entre 300 e 450 euros. A faculdade possui um restaurante dentro do campus e a comida é muito boa, custa entre 5 a 8 euros. Acredito que 80 euros por semana é uma quantia boa para despesas durante o intercâmbio.

A cidade é muito plana o que possibilita locomoção de bicicleta e a pé. Além disso, possui um sistema muito bom de bondes. O bilhete mensal custa 38 euros. 

A temperatura de Graz é muito agradável. Eu viajei no inverno e a temperatura estava  mais ou menos entre 2  e – 6 graus. Mas a cidade é preparada para o inverno e é possível aproveitá-la com neve ou com sol. Com certeza é muito gostoso poder ver a mudança das estações que são bem nítidas. Na primavera a temperatura varia entre 18 e 24 graus.

Como a Áustria faz divisa com alguns países é possível conhecer vários lugares com poucas horas de viagem. Durante Abril, os alunos possuem 3 semanas de férias. Assim, durante essa época é interessante viajar e conhecer países como Itália, República Tcheca, Alemanha, Suíça, Hungria, Eslovênia e Croácia.

Por último, gostaria de agradecer esta oportunidade que o Mackenzie me proporcionou. Estou muito satisfeita com a escolha do meu destino. Espero que tenha ajudado contando um pouco da minha experiência.

tati.concon@hotmail.com
Tatiana Concon Correa