Eventos

Hospital Evangélico Mackenzie promove Simpósio de Cuidados Paliativos

Evento debaterá ações voltadas para a melhora da qualidade de vida de pacientes adultos e crianças que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida

17.11.202115h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Evangélico Mackenzie promove Simpósio de Cuidados Paliativos

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realiza o I Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico, nos dias 19 e 20 de novembro. Intitulado Não Deixe Ninguém Para Trás: Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos, o evento, aberto para o público em geral, acontece na Igreja Presbiteriana Central de Curitiba e vai contar com especialistas no assunto.

Voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, o Simpósio está com inscrições abertas no site.

Os cuidados paliativos são ações voltadas para a melhora da qualidade de vida de pacientes adultos e crianças que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida.

“Independentemente se curáveis ou não, reversíveis ou não. Entre os objetivos dos cuidados paliativos está o acolhimento aos familiares e o alívio do sofrimento físico, emocional e espiritual, de forma ativa e individualizada. Sempre preservando a dignidade da pessoa, sua autonomia e valores”, explica o médico Dr. Jonathan Vinicius Lourenço Souza, coordenador da equipe de cuidados paliativos do HUEM e organizador do evento.

Com o objetivo de assegurar o conforto e o bem-estar dos pacientes com doenças graves, a equipe de cuidados paliativos é multidisciplinar. Conta com médico, enfermeira, psicóloga, fonoaudióloga, farmacêutica, capelão, nutricionista, assistente social, odontóloga e fisioterapeuta.

A abertura do simpósio contará com a participação do diretor geral do HUEM, Dr. Rogério Kampa. “No HUEM, nós trabalhamos com medicina humanitária. Nos preocupamos com pacientes e familiares, jamais tratamos pessoas de forma mercantilista, visando o lucro. Por isso, criamos a equipe de cuidados paliativos, que preza pelo respeito e dignidade dos pacientes até o fim da vida”, afirma Kampa.

Palestras

As atividades abordarão temas como Dor: conceito e manejo; especificidades do manejo de dor na pediatria; Os desafios da comunicação empática nos cuidados paliativos; vivenciando o luto e a dor da perda; cuidados paliativos no mundo pós-covid; suspensão de dieta em fase final de vida: de quem é o sofrimento; autonomia do paciente do adolescente ao idoso; aprendendo com o outro: vivências familiares; equidade no acesso aos cuidados paliativos; trabalho em equipe multidisciplinar; espiritualidade e cuidados paliativos; e a trajetória dos cuidados paliativos no HUEM (adulto e pediátrico).

Serviço
I Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico - Não Deixe Ninguém Para Trás: Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos
Data: 
19 e 20 de novembro
Inscrições: clique aqui
Local: Igreja Presbiteriana Central de Curitiba - Rua Comendador Araújo, 343 Centro