Pela primeira vez, o percentual de brasileiros com 25 anos ou mais que têm ensino superior completo ultrapassou o patamar de 20%. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, esse número subiu de 19,7% em 2023 para 20,5% em 2024. Esse avanço reflete um crescimento gradual observado nos últimos anos. Em 2016, por exemplo, apenas 15,4% da população nessa faixa etária possuía ensino superior completo.
Além disso, a média de anos estudados também aumentou. Segundo William Kratochwill, analista da pesquisa do IBGE: "Os dados da Pnad mostram que cada vez mais as pessoas estão permanecendo na escola. Naturalmente, a demanda por ensino superior aumenta".
O aumento desses números foi associado a uma combinação de diversos fatores, principalmente à adoção de políticas públicas voltadas à ampliação do acesso às universidades, como, por exemplo, programas de bolsas e cotas, bem como a expansão do ensino a distância. No entanto, o cenário ainda é marcado por desigualdades que limitam o alcance pleno do ensino superior no país.
Os dados também mostram que 72,6% dos estudantes de graduação em 2024 cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, o maior percentual já registrado. Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, esse dado é um sinal positivo e reflete a importância da escola pública na vida dos estudantes, mesmo diante das dificuldades.
Em contrapartida, o número de estudantes provenientes de escolas privadas caiu de 28,2% em 2016 para 23,9% em 2024.
No geral, o maior acesso ao ensino superior reflete dados já levantados em demais pesquisas, inclusive pelo próprio IBGE no Censo Demográfico 2022.
Para ler a matéria na íntegra acesse:
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2025/06/parcela-da-populacao-com-ensino-superior-ultrapassa-20-no-brasil-pela-primeira-vez-diz-ibge.shtml (Folha de São Paulo)
![MackSTRL [MackSTRL]](https://www.mackenzie.br/fileadmin/user_upload/topo_logo_ceat.png)
