CEUA

Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA, é um órgão deliberativo ao qual são submetidos todos os protocolos de experimentação (pesquisa docente, pesquisa discente e disciplinas da grade curricular) que envolvam o uso de animais, na UPM, para análise à luz dos aspectos éticos.

Membros da Comissão de Ética no Uso de Animais

Regulamento CEUA/UPM

Todo professor e/ou pesquisador que, no âmbito desta Universidade, utilizar animais de experimentação em projetos de pesquisa, deverá encaminhar à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UPM), para análise e aprovação do referido projeto,  ANTES DE INICIAR O PROTOCOLO EXPERIMENTAL.


Datas das Reuniões da CEUA - Ano 2021

Horário das 12h00 às 13h00 horas

27 de Janeiro                           04 de Agosto                       

24 de Fevereiro                        25 de Agosto   

07 de Abril                                29 de Setembro

28 de Abril                                27 de Outubro 

26 de Maio                               24 de Novembro

23 de Junho                             15 de Dezembro


O prazo FOI ALTERADO para submissão de projetos e análise de emendas, AGORA SÃO de 10 dias ÚTEIS anteriores às reuniões impreterivelmente, conforme informado abaixo:

  • até dia 17/01, para a reunião de janeiro;
  • até dia 14/02, para a reunião de fevereiro;
  • até dia 21/03, para a reunião de março;
  • até dia 18/04, para a reunião de abril;
  • até dia 13/05, para a reunião de maio;
  • até dia 10/06, para a reunião de junho;
  • até dia 22/07, para a reunião de agosto; 
  • até dia 12/08, para a 2ª reunião de agosto;
  • até dia 16/09, para a reunião de setembro;
  • até dia 14/10, para a reunião de outubro;
  • até dia 11/11, para reunião de novembro;
  • até dia 02/12, para reunião de dezembro. 

Atenção:  não deixe para enviar no último dia, caso falte uma assinatura, ou algum documento, não serão aceitos fora do prazo, e ficará para a reunião seguinte.

 

SUBMISSÃO DE PROJETOS PARA ANÁLISE 

Os quatros documentos obrigatórios à submissão de Projeto de Pesquisa / Protocolo de Disciplinas para análise da CEUA estão abaixo descriminados, sendo que o 1, 2 e 3 deverão ser enviados juntos em um único e-mail:

1) Carta de encaminhamento à CEUA, devidamente preenchida eletronicamente, em nome do Pesquisador Responsável, e assinada;

2) Projeto de Pesquisa completo / Protocolo das aulas das disciplinas;

3) Certificado de Aprovação do(a) executor(a) do protocolo de pesquisa, no Treinamento de Capacitação no Uso e Manejo de Animais de Laboratório oferecido pelo Biotério Central/UPM ou equivalente. Dúvidas, entrar em contato com ceua@mackenzie.br

4) Formulário Síntese. Atenção: os dados informados no Formulário Síntese, deverão estar 100% idênticos aos dados informados no Projeto, caso contrário, estará sujeito ao preenchimento do Formulário Síntese na íntegra novamente. 

 

*Atenção: não deixe para enviar no último dia, caso falte uma assinatura, ou algum documento, não serão aceitos fora do prazo, e ficará para a reunião seguinte.


SUBMISSÃO DE EMENDAS

Emenda é toda proposta de modificação ao projeto original, encaminhada a CEUA, com a descrição e a justificativa das alterações. As emendas devem ser apresentadas de forma clara e sucinta, destacando nos documentos enviados os trechos modificados. A emenda será analisada pela CEUA para sua aprovação final. As modificações propostas pelo pesquisador responsável não podem descaracterizar o estudo originalmente proposto e aprovado pela CEUA. Em geral, modificações substanciais no desenho do estudo, nas hipóteses, na metodologia e nos objetivos primários não podem ser consideradas emendas, devendo o pesquisador responsável submeter novo protocolo de pesquisa para ser analisado pela CEUA.

Documentos necessários:

  1. Carta de aprovação da CEUA/UPM;
  2. Carta de encaminhamento com descrição e a justificativa das alterações;
  3. Projeto com os trechos modificados em destaque; e
  4. Formulário síntese

Obs.: os documentos 1, 2 e 3 deverão ser enviados juntos em um único e-mail. Não serão aceitos documentos enviados separadamente. E no caso de dúvidas: ceua@mackenzie.br.

 

Esclarecimento: Após o Projeto ser analisado em reunião, e caso houver pendências, a Comissão terá 7 (sete) dias para encaminhá-las ao Pesquisador Responsável, e o mesmo terá 10 (dez) dias para respondê-las, que serão discutidas na próxima reunião, resultando assim no parecer final. ATENÇÃO aos prazos! E no caso de dúvidas: ceua@mackenzie.br . 

 

ALTERAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISAS APROVADOS

Nos termos do artigo 2º, inciso VIII e artigo 5º, III, de seu Regulamento, dentro de suas atribuições deliberativas e fiscalizatórias, a Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Presbiteriana Mackenzie – CEUA  RECOMENDA que os pesquisadores responsáveis por projetos aprovados, mantenham a Comissão devidamente atualizada em relação ao andamento das pesquisas, informando-a, inclusive, sobre eventuais intercorrências, suspensões, paralisações ou alterações do cronograma da pesquisa aprovada, sob pena de irregularidade.  

 

Material de apoio e consulta:

Guia de Anestesia e Analgesia em Ratos e Camundongos, da CEUA/UPM.

 

Legislação:

Diretriz da Prática de Eutanásia do CONCEA

Resolução CFMV nº 1000/2012 - Procedimentos e métodos de eutanásia

Resolução CFMV nº 1236/2018 - Crueldade, abuso e maus-tratos contra animais vertebrados



Contato para dúvidas e denúncia anônima:

E-mail: ceua@mackenzie.br
Telefone: 11 2766-7940