Processo Seletivo - Inscreva-se
Compartilhe nas Redes Sociais

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Educação, Arte e História da Cultura - processos interdisciplinares

O Programa forma pesquisadores e docentes que produzem conhecimento interdisciplinar a partir de, pelo menos, duas grandes áreas do saber: Educação, Arte e História da Cultura, com ênfase na contemporaneidade. A interdisciplinaridade é, também, investigada por meio de manifestações artísticas e culturais, além de pesquisas bibliográficas que propagam esses conhecimentos em diferentes meios de divulgação: exposições, curadorias, materiais didáticos, apresentações musicais, teatrais, cinematográficas e audiovisuais.

Linhas de Pesquisa

FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE

Investiga processos de ensino e aprendizagem a partir de dimensões cognitivas, técnicas, políticas, histórico-culturais e artísticas, tendo como eixo questões postas pela tecnologia e contemporaneidade.

 

LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Desenvolve pesquisas de cunho histórico-crítico das linguagens e das tecnologias nos processos de comunicação humana, seus impactos nas áreas das artes, da história e da educação, tendo como eixo as expressões das novas mídias.

 

CULTURAS E ARTES NA CONTEMPORANEIDADE

Tendo como cenário referencial as sociedades contemporâneas, esta linha de pesquisa se compromete a investigar as artes em suas expressões eruditas, populares e folclóricas em diálogo com as mais diversas expressões.