Compartilhe nas Redes Sociais

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Engenharia de Computação - A evolução e importância dos sistemas computacionais tornaram-se evidentes na atualidade. Em virtude de sua importância estratégica, trata-se de setor que requer a implantação de vigoroso sistema de pesquisa e desenvolvimento, que permita avançar o conhecimento científico e tecnológico, ao mesmo tempo em que propicie a formação de recursos humanos altamente qualificados. Tais profissionais, essenciais para a manutenção do sistema de pesquisa da área, mostram-se também cada vez mais relevantes para o aprimoramento da base industrial já instalada, bem como para o surgimento de novas empresas de alta tecnologia.

Engenharia de Telecomunicações - A área de telecomunicações caracteriza-se por constituir uma infraestrutura básica e primordial para o mundo moderno. É consenso entre pesquisadores e especialistas o fato de que a modernização modesta e incremental dos sistemas atuais de comunicação será insuficiente para atender ao crescimento projetado da demanda por banda. É, portanto, necessário que um investimento imediato na investigação de novos métodos e de novas tecnologias seja realizado, a fim de se evitar, ou ao menos postergar, a iminente estagnação do sistema. Do ponto de vista nacional, é necessário desenvolver-se uma indústria de alta tecnologia capaz de competir nesta área no mercado globalizado atual.

Linhas de Pesquisa

Computação e Sistemas Adaptativos - A ênfase da linha é a investigação de sistemas computacionais que, a exemplo dos sistemas adaptativos naturais, apresentem alta flexibilidade e robustez de operação. A noção de adaptatividade se apresenta em tópicos variados em inúmeras áreas da engenharia de sistemas computacionais, mas com forte conotação das arquiteturas baseadas na inteligência humana e dos modelos de inspiração biológica em geral. Assim, de particular interesse na presente linha de pesquisa, tem-se: construção de modelos do processo de aprendizagem humana; desenvolvimento de métodos computacionais fortemente inspirados na realidade biológica; criação de algoritmos para controle de sistemas através de visão computacional; modelagem de sistemas dinâmicos naturais e artificiais; e caracterização de novos modelos de computação.

Comunicação, Fotônica e Sinais - Enfatizam-se nesta Linha de Pesquisa o estudo de sistemas de comunicação óptica, as redes ópticas e o desenvolvimento de dispositivos fotônicos, tanto para comunicação quanto para aplicações em outras áreas de engenharia elétrica e ciências em geral. Além disso, estudam-se aplicações de processamento digitais de sinais e as possibilidades de utilização de sistemas de comunicação. As atividades de pesquisa ora conduzidas se relacionam às seguintes temáticas: estudo e desenvolvimento de novos dispositivos baseados em fibras de cristal fotônico (micro-estruturadas) para sistemas de comunicação óptica e outras aplicações em engenharia elétrica; desenvolvimento de amplificadores ópticos Raman e lasers de fibra de altas taxas (10 GHz e acima) com pulsos de femtossegundos para aplicação em redes WDM; aplicação de sinais e sistemas caóticos em sistemas de comunicação; estudo do efeito de restrições de camada física em redes ópticas roteadas por comprimento de onda (redes WRN), novas arquiteturas para redes computadas por rajada óptica (redes OBS) e por pacote óptico (redes OPS); análise das condições de propagação em meios condutores gasosos; estudo de mecanismos naturais de geração de ondas eletromagnéticas e sua propagação em meios não reproduzíveis em laboratório.