Compartilhe nas Redes Sociais

Laboratórios

A UPM possui no campus de São Paulo vários laboratórios de informática, de uso geral, dos quais quatro são utilizados exclusivamente pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, contando com 473 computadores. Esses laboratórios são interligados e possuem um gerenciamento centralizado na área de informática da UPM. A equipe de laboratoristas é responsável pela operacionalização diária dos laboratórios, monitoração da rede e equipamentos, controle e atendimento aos professores e alunos.

O software SPSS conta com 125 licenças. Também se conta com o software NVivo para análises qualitativas e com os softwares SmartPLS e EQS para técnicas estatísticas quantitativas.

Em 2015 foi criado o Observatório de Finanças Aplicadas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em finanças e treinar os alunos do PPGA em softwares e bases de dados disponíveis. O observatório conta com 45 computadores e estão disponíveis as bases de dados COMPUSTAT e S&P_IQ e o software econométrico STATA. O Laboratório oferece aos discentes treinamento de uso do editor LATEX, treinamento sobre o uso do STATA , treinamento no uso da Bases COMPUSTAT e S&P_IQ.

 

BASE CAPITAL IQ

 

Resumo: A base de dados Capital IQ pertence à Standard & Poor's (S&P). Ela oferece um conjunto de ferramentas para empresas de capital aberto e fechado, estando relacionado à análise e monitoramento de empresas, referenciação de ativos, gestão de risco, transações, valuation, fatos relevantes e informações sobre profissionais de empresas. Seu conteúdo pode ser acessado em ambiente online e aplicativos do pacote Office.

 

Conteúdo: Dados contábeis, quantitativos e qualitativos de todas as empresas listadas em bolsa em todo o mundo; Dados contábeis de milhões de empresas de capital fechado – incluindo cerca de 11 mil empresas brasileiras; Amplo histórico de transações de M&A, aportes de capital, emissão de dívida, desinvestimentos; Carteiras de fundos de ações, private equity, venture capital; Dados de mais de 4 milhões de perfis profissionais de empresas, fundos e instituições financeiras, incluindo biografia, informações de contato, educação, salário; Dados macroeconômicos, incluindo inflação, emprego, PIB, comércio, moeda e índice de ações.

 

Cobertura temporal: Dados desde 1988

 

Abrangência geográfica: Global

 

Forma de acesso: Via rede do Mackenzie. Os usuários são individuais, devendo ser cadastrados no Mackenzie.

 

BASE COMPUSTAT

 

Resumo: A base de dados Compustat pertence à Standard & Poor's (S&P). Ela oferece um banco de dados padronizado, abrangente e histórico de cerca de 68.000 empresas de capital aberto com cerca de 1.200 itens de dados anuais e trimestrais. Esta plataforma permite gerar relatórios e exportar grandes cargas de dados, como por exemplo - 50 itens financeiros relacionados a 5.000 empresas, para os últimos 20 anos. Adicionalmente, a Compustat é amplamente utilizada em estudos acadêmicos, o que inclui estudos realizados por dois vencedores do prêmio Nobel - Daniel Kahneman (link) e Eugene Fama (link).

 

Conteúdo: Os usuários podem escolher entre dois conjuntos de dados geográficos com base na Compustat América do Norte (Estados Unidos e Canadá) - com informações anuais desde 1950 e trimestrais desde 1962 e Global Vantage (empresas de todo o mundo) - com informações anuais desde 1988 e trimestrais desde 2003.

 

Cobertura temporal: Dados desde 1950 para América do Norte e 1988 para demais países

 

Abrangência geográfica: Global

 

Forma de acesso: Via rede do Mackenzie. Os usuários são individuais, devendo ser cadastrados no Mackenzie.