Essas informações são uma cortesia da COI

* Dados atualizados em dezembro de 2025. É responsabilidade do intercambista verificar a atualidade de todas as informações, especialmente condições de visto e custos de vida.

Em Portugal, nossas parcerias são o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave, o Instituto Politécnico do Porto, o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade Lusíada de Lisboa e a Universidade Lusófona.
 

Criado em 1979, o Instituto Politécnico de Coimbra é uma instituição de ensino superior pública e está localizada no Centro Litoral de Portugal, naquela que há séculos é conhecida como a “cidade dos estudantes”.

Através das suas escolas, o Politécnico de Coimbra ministra Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Pós-graduações e Mestrados, sendo uma força viva da cidade, com um papel preponderante no desenvolvimento da região local e no progresso do país.

O ensino de qualidade, a estreita ligação às empresas, o incentivo ao empreendedorismo e a internacionalização são pilares centrais na formação que ministra, assegurando o sucesso das carreiras dos seus diplomados, assim como altas taxas de empregabilidade.

O Politécnico do Cávado e do Ave é a mais recente Instituição de Ensino Superior Pública em Portugal, fundado em 1994. Localizado na região Norte de Portugal, conhecida pela sua significativa atividade económica e pela juventude da sua população, o IPCA tem desempenhado um papel importante como agente de desenvolvimento.

A maior parte das suas atividades pedagógicas e científicas são realizadas no Campus principal, na histórica e carismática cidade de Barcelos. Apesar da sua juventude, o seu desempenho académico e investigação aplicada fazem do IPCA uma instituição de referência e com uma reputação de excelência a nível nacional e internacional, com a sua oferta formativa, devidamente acreditada e inovadora.

A internacionalização tem sido um forte compromisso do IPCA, com uma intensa gama de atividades, não só na Europa ou com países de língua portuguesa, mas também com outras regiões em diferentes continentes. 

O Instituto Politécnico do Porto está comprometido em criar sempre mais e melhores oportunidades de mobilidade para os seus estudantes, professores e colaboradores. A transnacionalidade é um paradigma que habita todos os campi do P.PORTO, dinamizando a sala de aula e encorajando o raciocínio criativo ao mesmo tempo que fortalece o espírito científico.

Com raízes que remontam à fundação do ensino superior público em Portugal, a história do Politécnico do Porto é o encontro feliz entre tradição e vanguarda.

Pioneiro no relançamento do Ensino Superior politécnico em Portugal, o Politécnico do Porto, criado em 1985, afirma-se como instituição ao serviço da transformação social e do desenvolvimento económico, através de uma formação e investigação de qualidade orientadas para as comunidades em que se insere, apostando na inovação e na transferência do conhecimento e da tecnologia.

O Instituto Superior Técnico de Lisboa pretende contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de excelência nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) essenciais para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.

O Técnico é composto por três campi com acesso privilegiado aos principais pontos de interesse científico, cultural e de lazer da cidade de Lisboa. O sistema de transportes públicos e o shuttle permitem uma fácil mobilidade entre os campi, bem como o acesso a todas as partes da cidade.

Mais Informações

Cidadãos europeus:Analisar os prós e contras de qual passaporte você deverá entrar no país. Importante conversar com o consulado para ver a melhor opção no seu caso.

Brasileiros indo estudar em Portugal, independentemente de ser para graduação, intercâmbio, pós-graduação, doutorado ou outros cursos universitários, necessitam de visto. Para solicitar seu visto de estudante, o aluno deverá entrar em contato com o VFS Global. Recomenda-se antecedência de 06 a 03 meses antes da data de viagem. Documentação necessária:

  • Formulário de visto preenchido e assinado;
  • 2 fotos 3x4 recentes; 
  • Passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Seguro de viagem/PB4(Brasil);
  • Certificado de antecedentes criminais da Polícia Federal (últimos 30 dias) com Apostila de Haia
  • Requerimento para consulta do registro criminal português 
  • Carta de aceite na instituição portuguesa
  • Prova de recursos suficientes (verificar junto ao consulado a possibilidade de isenção).
  • O Posto Consular pode solicitar documentos adicionais.

Para trabalhar em Portugal com visto de estudante, é obrigatória uma autorização expressa da Agência para a Integração, Migrações e Asilo. Trabalhar sem essa permissão pode acarretar multas pesadas para o empregador e consequências legais para o estudante, em caso de fiscalização. É fundamental obter o contrato ou a declaração de início de atividade antes de solicitar a autorização.

Embora não haja um limite de horas fixo, a carga horária de trabalho do estudante estrangeiro não pode atrapalhar os estudos, pois a prioridade do estudante é o desempenho acadêmico. Estudantes podem exercer atividade profissional, seja como empregado ou autônomo. Para solicitar essa permissão, é necessário apresentar o contrato de trabalho ou a declaração de início de atividade (junto à administração fiscal), além do comprovante de inscrição na Segurança Social. 

 

Segundo o Consulado de Portugal, o requerente de visto de estudante deverá apresentar seguro saúde particular com cobertura mínima de 30.000 euros ou 80.000 reais, que deve estar válido por todo o período do curso. Outra opção aceita por Portugal é o PB4, seguro saúde do governo brasileiro emitido pelo Ministério da Saúde que dá direito à assistência médica gratuita para brasileiros no exterior, disponível caso o aluno seja contribuinte ou dependente de contribuinte do INSS.

O PB4 dá aos brasileiros o acesso à rede pública de saúde de Portugal, que se pode ser comparado com o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Caso o aluno não queira utilizar o sistema de saúde pública portuguesa, recomenda-se contratar um plano de saúde particular que cubra os requerimentos que o visto de estudante pede.

Caso o aluno escolha o PB4, ele deverá solicitar o certificado, onde necessitará destes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Passaporte válido
  • Comprovante de residência no Brasil

Após aproximadamente 30 dias corridos, receberá o PB4 que deverá ser impresso e, posteriormente, apostilado.