O Auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sediou, em 21 de agosto, o V Seminário da Associação Nacional de Magistrados Evangélicos (ANAMEL). O evento reuniu autoridades, magistrados, juristas e os discentes da Faculdade de Direito (FDir) da UPM para refletirem sob o tema central "Justiça Servidora: Diálogo, Inclusão e Pacificação Social", com objetivo de ampliar a interlocução entre os atuantes do sistema de justiça.
O encontro visou alcançar as novas gerações de profissionais do direito, incentivando valores essenciais para a construção da justiça, trazendo representantes de instituições jurídicas e especialistas para conversas sobre os desafios contemporâneos da área.
A cerimônia de abertura contou com a composição da mesa de autoridades, execução do Hino Nacional e momento de devocional. Entre as autoridades à mesa estavam: o membro do Conselho de Curadores e Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Antônio César De Araújo Freitas, que estava representando o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), mantenedora do Mackenzie, e ambos os Conselhos; o chanceler em exercício do Mackenzie, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, que também realizou a devocional do evento; e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Luiz de Almeida Mendonça.
Em sua saudação, o ministro explicou como enxergava a finalidade do Seminário. “É acendermos uma chama nas futuras gerações de magistrados, procuradores, defensores, essa vocação de servir. Que vocês se preparem, que encontrem aqui um ambiente que lhes dê segurança e confirmação do seu propósito, do seu papel nos próximos anos de serviço à justiça e ao país”.
Já Antônio César destacou a importância de alunos no início da vida acadêmica participarem de oportunidades como um evento com grandes especialistas renomados. “Espero que possam colher essa oportunidade, ao ensejo de ouvir soluções para o que a sociedade está nos exigindo, de maneira que possamos tentar conectar essa necessidade do direito digital com alguns valores que os nossos jurisdicionados requerem de nós, especialmente, justiça social, pacificação e dignidade”, expressou o conselheiro.
Logo após a sessão solene de abertura, a programação deu continuidade com a conferência ministrada pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), William Douglas, com o tema "Princípio da Fraternidade e Justiça Servidora".
O dia seguiu com uma programação com palestras ministradas por nomes como: o diretor da ANAMEL, Dr. Jackson Di Domenico; o corregedor do TJDFT, Des. Arnoldo Camanho; o presidente da Igreja Cristã Maranata, Embaixador Alexandre Gueiros; a juíza de Direito e auxiliar da Presidência do TSE, Graciela Henríquez; o juiz Federal e conselheiro do CN, Ilan Presser; o professor emérito da UPM, Ives Gandra Martins; o jurista e teólogo, Davi Lago; o vice-presidente da ANAMEL, Des. Roberto Veloso; o filósofo Marcus Boeira; o teólogo Davi Charles Gomes; o jurista e teólogo Pr. Juanribe Pagliarin; e Desa. Nilsoni de Freitas, TJDFT, convocada no STJ.




