Universidade

Um Grito de Paz: Mackenzie Campinas realiza tradicional Cantata de Natal

Em parceria com a Prefeitura de Campinas, o evento marca a abertura das festividades natalinas da cidade

08.12.202516h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Um Grito de Paz: Mackenzie Campinas realiza tradicional Cantata de Natal

As escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul foram palco da 13ª edição da Cantata Natal, um Grito de Paz!, apresentada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Secretaria Municipal de Cultural e Turismo, na noite de 01 de dezembro. 

Inspirada na celebração do anúncio mais transformador da história, a Cantata apresentou músicas cristãs clássicas de Natal, com a apresentação de dois corais: o infantil, do Grupo Primavera, que recebe crianças, adolescentes e jovens do Jardim São Marcos, bairro de Campinas, sob a regência da maestrina Luciana Vieira; e o NGP, formado por moradores do munícipio e região, sob a regência dos maestros Danilo Demori, Antônio Carlos, Wanilton Mahfuz, e da maestrina Suzana Cabral. 

O coral infantil iniciou a apresentação com três canções, seguidas pelo coral NGP, que alegraram o público presente com uma sequência de dez músicas, entre elas “Como não entoar o teu louvor”; “Glória”; “Um milagre aconteceu”; e “Fraternidade do Natal”. Segundo o capelão universitário, reverendo Jabis Ipólito, “irmãos e irmãs se reúnem para cantar o Natal, uma data tão importante, pois o nascimento de Jesus possibilita a união e a busca pelo legado da paz”. 

O encerramento da Cantata ficou marcado pelas canções “O Natal é tempo de amar” e “Noite feliz”, interpretadas pelas vozes das crianças e dos adultos. “A paz do Natal é para todos os povos, em todos os tempos, e essa boa nova continua transformando vidas e corações”, afirmou o reverendo Jabis ao apresentar o momento de união dos dois corais. 

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas, disse que celebrar o Natal, para ele, é sempre uma experiência íntima e única. “Quando junta com o Seminário e uma mensagem de esperança para a cidade, vai de encontro com aquilo que o Mackenzie é. A nossa confessionalidade se expressa também em arte, é uma oportunidade maravilhosa de mostrarmos para todos, com excelência, um pouco do Natal de Jesus Cristo”. 

O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, em sua saudação, questionou o público presente sobre o que é um Natal feliz. Segundo ele, “é um Natal com Jesus, onde Ele é o grande homenageado. Nesta festa bonita, que ano a ano a Prefeitura de Campinas, junto com o Mackenzie, oferece para a cidade, nós queremos realçar o papel do aniversariante, aquele que celebramos. O meu desejo é que, em sua casa, seja um Natal em que o centro sempre seja Jesus”, disse. 

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Leopoldo Soares, afirmou que a Cantata é muito importante para o campus Campinas, sendo “uma ação de integração com a Prefeitura, articulação com a Secretaria de Cultura e engajamento com a comunidade, com a chance de mostrar o Mackenzie e seus valores, a partir da arte e da música”.  

Estiveram presentes o diretor de Administração do IPM, Eduardo Abrunhosa; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. Participaram do instrumental o baterista Rodrigo Benati e o contrabaixista Fábio Padoan.