Pesquisadora da Universidade Georgetown participa de Simpósio de Bioética Mackenzie

Evento reúne estudiosos nacionais e internacionais entre os dias 13 e 17 de setembro na Universidade

15.09.202211h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisadora da Universidade Georgetown participa de Simpósio de Bioética Mackenzie

Foi realizada na última terça-feira, 13 de setembro, a conferência de abertura do VIII Encontro e III Simpósio Internacional de Bioética, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GPEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e ao curso de Filosofia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A palestra Learning Bioethics: A Journey of Formation foi ministrada pela coordenadora do programa acadêmico no Kennedy Institute of Ethics, da Universidade de Georgetown, Washington DC, Laura Bishop, considerada uma referência nos estudos da área da bioética. 

A pesquisadora falou sobre ensinamentos e aprendizados como uma preparação para o futuro. “Não é algo reservado apenas para estudantes da área, mas para todos. Pensar em bioética é muito importante para tomar decisões sobre a vida e como cidadãos”, afirmou Laura. Ela ainda destacou que o foco de sua fala seria nas grandes questões que sustentam a sociedade e nos permitem viver e conviver juntos. 

O diretor do CEFT, professor Marcelo Bueno, comentou sobre a alegria de receber a professora no evento e a parceria do GPEB com a pesquisadora americana. “Visitamos a Laura em Georgetown e lá tem um laboratório de ética aplicada de primeiro mundo, no sentido de experiência de como lidar com os problemas da bioética no dia a dia”, disse Bueno. 

Ele também relembrou a importância do evento para o Mackenzie. “Fizemos parceria com a Sociedade Brasileira de Bioética, com a Pós-Graduação, outros grupos de pesquisa. Temos aqui seis países representados por palestrantes e 18 estados da federação apresentando trabalhos durante a semana”, destacou. 

Os mediadores foram os professores Paulo Fraga, da UPM, e Marta Barcelos, da Universidade Nova de Lisboa. Estiveram presentes na conferência de abertura: o vice-presidente do Conselho de Curadores e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Paulo César Diniz de Araújo; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a coordenadora de Ambientes Virtuais e Recursos Digitais, Mariana Zuliani Theodoro de Lima, representando a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o professor do CEFT e colíder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética, Roger Campato, representando Keyne Alves, diretor da Horus Mentoria; e a secretária da Sociedade Brasileira Bioética de São Paulo, Marina Neiva, representando o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética- Regional SP, Edson Umeda. 

O VIII Encontro e III Simpósio Internacional de Bioética continua até sábado, dia 17 de setembro. Confira a programação completa e acompanhe pelo YouTube da TV Mackenzie.