Mackenzie Brasília leva assistência jurídica para grupos carentes do Distrito Federal

Graduandos também terão Clínica Jurídica de Imposto de Renda Solidário com atendimento para orientação fiscal da população

14.02.202217h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília leva assistência jurídica para grupos carentes do Distrito Federal

Os estudantes de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) oferecerão atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda residente na Ceilândia, Região Administrativa 9 do Distrito Federal, localizada a 30km de Brasília. Os graduandos ficarão disponíveis aos cidadãos para orientar o acesso à justiça, explicar os trâmites legais e sugerir soluções mais céleres e menos desgastantes por meio do projeto de Clínica Jurídica “Acolhendo os de Casa”, em parceria com a 4ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, liderada pelo Reverendo Romildo de Freitas.

O trabalho trará benefícios a todos os envolvidos. Enquanto aproveitam a oportunidade de contribuir para que a comunidade acesse a justiça e alcance direitos ou cumpra obrigações legais, os alunos estarão exercitando o relacionamento e colocando em prática o que aprenderam em sala de aula, aprimorando as habilidades de operação dos instrumentos jurídicos. Por outro lado, quem recebe a atenção acaba conseguindo alcançar cobertura da justiça brasileira para resolver questões particulares em qualquer grau de importância.

“Daremos continuidade ao planejamento pedagógico que propõe aproximar nossos estudantes do universo profissional, estimulando-os a revisitar aprendizados da sala de aula e ao amadurecimento profissional, uma vez que serão colocados em ambientes com realidades diferentes, que dependem, objetivamente, das soluções construídas por eles, incluindo os encaminhamentos para a Defensoria Pública do Distrito Federal”, comentou o professor Evandro Soares, professor de Direito da FPMB e coordenador do Laboratório de Práticas Jurídicas da instituição.

Clínica de Imposto de Renda Solidário

Na última quinta-feira, 10 de fevereiro, o professor Edmundo de Medeiros, coordenador da Clínica Jurídica IR Solidário, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), esteve reunido com o professor Evandro Soares para tratar da parceria entre a UPM e a FPMB em prol de uma Clínica semelhante nas dependências da Faculdade.

O IR Solidário faz parte do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade, responsável por disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários às pessoas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Usualmente, com o auxílio de professores e alunos – voluntários dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Direito –, os contribuintes que não têm acesso à computadores e internet têm o auxílio no preenchimento do documento e sua declaração será enviada diretamente à Receita Federal.  Porém, devido aos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia do coronavírus, todos os atendimentos serão à distância, online. 

A iniciativa também favorece a ampliação de experiência prática na área aos estudantes. “Estamos em estágio avançado e acredito que ainda neste ano já teremos a estrutura pronta. Certamente será importante para os nossos estudantes, mas também terá um impacto muito importante para as pessoas que precisam de serviços como esse”, acrescentou e concluiu o professor.