HUEM promove ação do Outubro Rosa com pacientes e acompanhantes

Palestra alertou sobre importância do diagnóstico precoce e abordou outras informações relevantes

19.10.202312h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM promove ação do Outubro Rosa com pacientes e acompanhantes

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realizou uma atividade referente ao Outubro Rosa – mês dedicado à campanha de prevenção ao câncer de mama e à saúde da mulher. A médica oncologista Dra. Emanuella Benevides Poyer ministrou uma palestra para mulheres e acompanhantes na sala de infusão do Centro de Oncologia Mackenzie (COM).

Participaram da iniciativa cerca de 20 mulheres, como a cabeleireira Marisa Nogueira Vainer, de 61 anos. Há dois anos ela acompanha o marido nas sessões de quimioterapia que faz no HUEM, devido a um sarcoma na perna.

“É uma ação muito importante, quando a médica se dispõe a sair do consultório com esse carinho para vir aqui explicar e responder todas as perguntas que nós fazemos, podemos ver que Deus está trabalhando no coração de cada um”, destacou.

Sobre o tratamento do marido, ela fez questão de agradecer a toda equipe do hospital. “Tudo que as equipes têm feito nesses mais de dois anos, isso não tem preço. Pagar qualquer valor ainda seria pouco por tudo que nós temos de graça aqui, com amor e com carinho. Recebemos cuidado e atenção. Só tenho que agradecer por esse excelente atendimento”, disse.

Informações

Dra. Emanuella levou uma série de informações relevantes para as presentes, como a importância do diagnóstico precoce e que o autoexame não detecta lesões menores. “Por isso é fundamental a realização de exames como a mamografia e o ultrassom, para descobrir microlesões que estejam no início e desta forma começar o tratamento o mais rápido possível. O medo de descobrir não pode ser maior que a necessidade de saber o quanto antes”, enfatizou.

O evento também proporcionou um espaço seguro para as participantes tirarem dúvidas e compartilharem experiências. A médica do HUEM enfatizou a importância de um acompanhamento nutricional durante o tratamento e encorajou a prática de atividades físicas na medida do possível. Ela explicou que o tratamento varia de acordo com o estágio da doença e sublinhou a necessidade de um acompanhamento a longo prazo para garantir uma melhor qualidade de vida.

Respondendo ao questionamento de uma das presentes, a médica ressaltou que muitas vezes não existe dor ou algum outro sintoma. Todavia existem fatores de alerta, como alguma mudança nas características do mamilo, alguma secreção, ou pele do seio avermelhada sem motivo aparente. Explicou também, que somente cerca de 10% dos casos tem característica genética.

Centro de Oncologia

O Centro de Oncologia Mackenzie (COM) fica em um imóvel de alto padrão nas proximidades da sede do Hospital. Com quatro consultórios, quatro leitos e 22 poltronas para infusão de quimioterapia, o espaço garante conforto aos pacientes em salas humanizadas, com amplas janelas que permitem a vista para um jardim de inverno.

As instalações de alta qualidade foram pensadas para amenizar as dificuldades de quem necessita enfrentar uma quimioterapia e proporcionar um atendimento acolhedor para a saúde da mulher. No COM, o paciente do SUS conta com o mesmo conforto de pacientes particulares e de convênio.

A ação do dia 18 de outubro, além de fornecer informações valiosas, também inspirou esperança e fortaleceu o espírito das mulheres presentes. O evento demonstrou o compromisso do HUEM em oferecer apoio integral às pacientes, reafirmando seu papel como um centro de excelência no tratamento do câncer de mama. 

No dia 3 de outubro, a oncologista dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães havia apresentado palestra no mesmo local, e na próxima segunda-feira, dia 23, é a vez do também oncologista Dr. Raphael Alves Garcia. O Hospital Mackenzie continuará a promover iniciativas como essa para conscientizar, apoiar e inspirar as mulheres em sua jornada contra a doença.