Equipe multiprofissional do Hospital Mackenzie participa de capacitação sobre aleitamento materno

Referência em gestações de risco, há 24 anos HUEM é certificado com o selo de Hospital Amigo da Criança

10.11.202312h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Equipe multiprofissional do Hospital Mackenzie participa de capacitação sobre aleitamento materno

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) reforçou seu compromisso com a saúde e bem-estar das mães e recém-nascidos ao promover o 8° Curso de Manejo Clinico em Aleitamento Materno – uma capacitação abrangente para sua equipe multiprofissional dos setores de Alojamento Conjunto, Centro Cirúrgico Obstétrico, UTI Neonatal e Convênios.

Sob a coordenação da enfermeira Ana Lúcia dos Anjos, responsável pelo Banco de Leite Humano do HUEM, a capacitação reuniu profissionais de diversas áreas para discutir e aprimorar práticas relacionadas ao aleitamento materno.

O conteúdo foi ministrado pela equipe multiprofissional do hospital com a parceria da pediatra Wilma Lilia de Castro. Participaram residentes da pediatria do primeiro, segundo e terceiro ano de residência, colaboradores de enfermagem e fisioterapia e a gerente de enfermagem do Materno Infantil, Caroline Baltazar Carsten dos Santos.
“O objetivo foi sensibilizar e capacitar os profissionais que atendem as mães e seus bebês sobre a importância da amamentação. A equipe tem a função de facilitar esse início da vida do bebê, contribuindo para o sucesso do aleitamento materno”, destacou Wilma.

Curso

A capacitação integra um curso com um total de 20 horas, que faz parte das diretrizes do Ministério da Saúde. Foram abordados temas relevantes, incluindo o manejo adequado do aleitamento materno e a promoção do contato pele a pele entre mãe e bebê, especialmente na "golden hour" – a primeira hora após o nascimento. “Este período é crucial para fortalecer o vínculo entre mãe e filho, trazndo muitos benefícios”, destaca a pediatra Wilma Lilia.
O HUEM é referência em gestações de risco e orgulha-se de sua UTI Neonatal com 40 leitos. Há 24 anos é certificado com o selo de  Hospital Amigo da Criança, reforçando seu compromisso com a saúde materno-infantil.