Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

CCBS - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atividades Complementares e Extensão

Por determinação do MEC, todos os discentes matriculados em cursos universitários precisam realizar atividades complementares (AC) como condição para sua conclusão e colação de grau.

As Atividades Acadêmicas Complementares (ACs) são fundamentais para complementar a formação do aluno e têm como objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades e aquisição de experiências não contempladas nas disciplinas curriculares. As ACs são classificadas em:

  • Ensino (atividades de aquisição e/ou transmissão de conhecimentos, cultura e formação geral);
  • Pesquisa (atividades que envolvam a participação em projetos de pesquisa);
  • Extensão (atividades que envolvam a prestação de serviços à comunidade);

A inserção das atividades complementares deverá ser feita diretamente no TIA, conforme tabela de atividades complementares do seu curso, seguindo os seguintes passos:

  1. Acesse o TIA;
  2. Clique em ATIVIDADES COMPLEMENTARES;
  3. Você terá 3 campos: ATIVIDADES DEFERIDAS / DEIXAR ATIVIDADE PARA APROVAÇÃO / CONSULTAR ATIVIDADES EM AVALIAÇÃO;
  4. Clique em DEIXAR ATIVIDADE PARA APROVAÇÃO;
  5. VERIFICAR MODALIDADE: ENSINO, PESQUISA OU EXTENSÃO (em caso de dúvida, consulte tabela das atividades complementares clicando no seu curso, abaixo*);
  6. Detalhe a atividade e anexe o comprovante (certificado);
  7. Posteriormente, as horas serão validadas pelo professor responsável pelas Atividades Complementares do seu curso.

Esses documentos deverão ser guardados pelo aluno até a conclusão do curso.



Extensão Universitária

A Extensão Universitária é um conjunto de atividades que deve ser entendido como...

(...) práticas acadêmicas que interligam a Universidade e a comunidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, proporcionando a formação do profissional cidadão através da busca constante do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações que surgem do trabalho acadêmico.” (Plano Nacional de Extensão do Ministério da Educação e Cultura/ MEC, 2007)

Nesta perspectiva, a Extensão Universitária favorece o surgimento de uma interação entre as comunidades acadêmica e externa, permitindo uma troca de diversa de saberes. De um lado, a Universidade leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, de outro, esta recebe indícios de suas reais necessidades.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as atividades Extensionistas se materializam por meio das atividades acadêmicas que promovem a relação dialógica da Universidade com a sociedade por meio de: programas, projetos, eventos e prestação de serviços à comunidade.

Entendida como prática acadêmica, a Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) promove atividades integradas com o ensino e a pesquisa, visando: sedimentar as crenças e valores sociais fundamentados no respeito ao ser humano; estruturar a concepção de mundo e de consciência social, de promoção da diversidade cultural e da formação para a cidadania; e, finalmente, possibilitar o exercício da responsabilidade e do compromisso social do ensino superior.

Se você tem interesse em participar das atividades extensionistas do CCBS, procure o corpo docente do seu curso para mais informações sobre os projetos em andamento.

Contatos
Profª. Ms. Paola Biselli Scheliga

Profª. Ms. Paola Biselli Scheliga

Coordenadora de Atividades Complementares e Extensão

Prof.ª Dra. Vera de Moura Azevedo Farah

Prof.ª Dra. Vera de Moura Azevedo Farah

Coordenadora Adjunta de Apoio Acadêmico