
03.10.2025
Professores do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios (MPADN) da Universidade Presbiteriana Mackenzie participaram do EnANPAD 2025 – XLIX Encontro da ANPAD, realizado entre 1º e 3 de outubro em Aracaju, SE. O evento reuniu pesquisadores e profissionais interessados em temas ligados à gestão e à produção de conhecimento aplicadas ao desenvolvimento organizacional. A presença dos docentes contribuiu, mais uma vez, para o compromisso do Programa com a integração entre teoria e prática em Administração e Negócios.
Durante o Encontro, cujo tema foi “Sustentabilidade em Gestão – Reconhecendo Identidades, Experiências Locais e Desafios Globais”, os participantes discutiram abordagens voltadas à responsabilidade institucional e à inovação em processos organizacionais. As sessões ofereceram espaços de diálogo sobre práticas que fortalecem o papel das organizações diante de contextos sociais e econômicos em transformação. A agenda contou com apresentações, mesas e debates conduzidos por pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior.
Os professores do Programa também apresentaram trabalhos desenvolvidos em conjunto com seus orientandos, resultantes de pesquisas aplicadas em contextos empresariais. Essas apresentações representaram a consolidação de projetos produzidos no âmbito do Mestrado Profissional, reforçando a relação entre a pesquisa acadêmica e a prática organizacional. A participação também possibilitou a divulgação de resultados que contribuem para o aprimoramento da gestão e o fortalecimento da conexão entre ensino e aplicação. A participação dos docentes no evento com a interação com docentes de outros programas (por exemplo, PPGA/UPM) reforçam a inserção entre os programas, promovendo a parceria na geração e difusão de conhecimento e experiências.
Além das apresentações, os docentes também tiveram oportunidade de participar de diferentes sessões e acompanhar discussões que abordaram temas atuais da área de Administração e de Negócios em diferentes contextos, promovendo trocas entre pesquisadores e ampliando as oportunidades de cooperação entre instituições.

