Compartilhe nas Redes Sociais

Expansão de Negócio Editorial por meio da Publicação e Comercialização de Livros Digitais

Expansão de Negócio Editorial por meio da Publicação e Comercialização de Livros Digitais

26.05.2022

Coordenação


Autores: Eduardo Assis Gonçalves, Adilson Aderito da  Silva e Adilson Caldeira

Resumo

Diante da crise que o mercado editorial atravessa no Brasil há anos e das mudanças e tendências de comportamento do consumidor decorrentes da transformação digital, o aproveitamento de oportunidades que promovam o desenvolvimento e a sustentação do negócio editorial são indispensáveis. Neste texto relata-se a intervenção realizada em uma editora que atua na publicação de literatura cristã, no segmento de teologia reformada. O relato fundamenta-se na metodologia para trabalhos práticos e aplicados propostos por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), voltada à proposição de soluções de problemas e identificação de oportunidades, compreendendo as etapas de entendimento do problema/oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, plano de ações, intervenção e avaliação. A partir do diagnóstico foi possível propor uma adaptação no atual modelo de negócio da empresa para otimizar a exploração do seu core business, incorporando inovações de produto, processos e marketing no modelo de negócio. Espera-se que, apesar da crise no mercado, os resultados culminem na ampliação da vantagem competitiva da Editora, na manutenção da sustentabilidade do negócio, bem como na criação de valor aos seus clientes, disponibilizando acesso aos títulos do seu catálogo no formato digital.

Palavras-chave: Mercado Editorial, Sustentabilidade do Negócio, Inovação de Processos