Cultura

XVII Fórum de Aprendizagem Transformadora discute educação e pensamento crítico

Evento promovido pela Universidade, marca o início do ano letivo para o corpo docente mackenzista

30.01.202610h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

XVII Fórum de Aprendizagem Transformadora discute educação e pensamento crítico

Durante os dias 27 e 28 de janeiro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), realizou o XVII Fórum de Aprendizagem Transformadora, voltado para a atualização do corpo docente da instituição. O evento aconteceu no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, e teve como tema Leitura, Escrita e Reflexão Crítica na Universidade em Tempos de Inteligência Artificial.  

O tema escolhido explorou os impactos que a Inteligência Artificial (I.A) tem nos alunos, e os riscos que ela impõe na educação. Na UPM, o objetivo principal é incentivar os estudantes a praticarem a leitura e a escrita, hábitos que estão sendo cada vez mais abandonados com a facilidade disponibilizada pela I.A.   

A abertura contou com a presença do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que deu as boas-vindas a todos os docentes presentes. “Uma alegria vê-los nesse momento especial de abertura do Fórum. E eu quero cumprimentar aqui todos que nos acompanham nas nossas lutas cotidianas, começando esse novo ano”, expressou.  

O reitor também agradeceu à Deus por todas as bênçãos e oportunidades deste novo ano. “Deus é quem tem todas as coisas. Então, acho que o convite que ele fez foi muito apropriado. Nas minhas palavras aqui, eu desejo que seja um Fórum que nos engrandeça”, disse Marco Tullio.  

No início do evento, o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente, frisou a importância de estar próximo de Deus neste ano e pediu por um ano acadêmico abençoado. “Que todos tenham um 2026 maravilhoso. De grandes conquistas. De vitórias.Inclusive na vida acadêmica. Mas, sobretudo, Deus, na vida pessoal”, declarou. 

O Fórum contou com diversas palestras voltadas para a temática, o primeiro dia teve o foco em leitura profunda e reflexão crítica, e reuniu três palestrantes: Maryanne Wolf, Ana Paula Soares Campos e Luiz Renato Rodrigues Carreiro. Já o segundo dia dispôs de assuntos focalizados em escrita à mão e reflexão crítica, com os convidados: Audrey van der Meer, Marcus Sacrini Ayres Ferraz e Cristhiano Motta Aguiar.