Instituto

Presidente emérito do Instituto Acton visita Mackenzie

Padre Robert Sirico está no Brasil para lançamento de livro que relaciona parábolas de Jesus com a Liberdade Econômica 

13.04.202316h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Presidente emérito do Instituto Acton visita Mackenzie

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) recebeu nesta quarta-feira, 12 de abril, a visita do presidente emérito do Instituto Acton, padre Robert Sirico, no campus Higienópolis. Ele foi recebido pelas autoridades mackenzistas e conversou sobre a relação entre o evangelho e a liberdade econômica.

No Brasil para lançamento do livro A Economia das Palavras, padre Sirico aproveitou a visita para reforçar os laços de amizade entre Mackenzie e o Acton, lembrando que ambas as instituições se preocupam com a economia livre. “Ouvir sobre a integração entre fé e empreendedorismo do Mackenzie foi quase como ouvir as bases do Acton. Nossa correspondência em comum sobre a visão cristã, nos dá total sinergia para trabalharmos juntos”, afirmou.

De acordo com o representante da Acton, a Liberdade Econômica se alinha perfeitamente com a confessionalidade cristã reformada, pregada pelo IPM. Além disso, Sirico afirmou que o ensino das bases do liberalismo se faz necessário em um mundo cada vez menos preocupado com valores como liberdade, autonomia, trabalho e empreendedorismo.

“O trabalho que fazemos é formar mentes e corações de jovens a respeito de quem eles são, de quem Deus é e de qual o papel deles na Terra. O que queremos propor ao mundo não é forçar os valores do cristianismo, mas sim influenciar o mundo por meio desses valores”, declarou.

Por conta desse desafio, padre Sirico celebrou a parceria com o Mackenzie. “Nós somos gratos por todos os amigos que estudam o livre mercado. Grupos como o Mackenzie e o Acton conseguem ver o lado transcendente dessa questão”.

Padre Sirico também falou sobre seu novo livro, em que aborda como as parábolas de Jesus também trazem lições sobre a liberdade econômica. “Enquanto eu ensinava sobre as parábolas, eu percebia vários paralelos com o Liberalismo econômico. Não são equações econômicas, são ações humanas, sobre como os humanos sobrevivem no mundo. E eu vi vários exemplos de como a produtividade, a liberdade e o empreendedorismo são incentivados por Jesus”, apontou.

O membro do conselho deliberativo do Mackenzie, Maurício Melo de Meneses, também celebrou a parceria com a organização norte-americana. “A área de liberdade econômica é muito estratégica para nós. É uma alegria ter essa parceria com a Acton e poder andar na mesma linha que o instituto norte-americano”, declarou o diretor.

O Instituto Acton é uma instituição norte-americana que estuda a relação entre liberdade econômica e o estudo religioso. A organização propaga as vantagens do liberalismo e do empreendedorismo, por meio de eventos e publicações, em que divulga as bases para uma economia plenamente livre de interferência governamental e pautada na defesa das liberdades individuais, sociais e religiosas. Os estudos também envolvem a percepção de que a ideia de liberdade envolve valores cristãos. A instituição norte-americana é parceira do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE). 

Estiveram presentes no encontro com o padre Robert Sirico: o presidente do conselho de curadores do IPM, Antônio César de Araújo de Freitas; os membros do conselho deliberativo, Antônio Cabrera Mano Filho e Nehemias Curvelo Pereira; o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Cláudio Parisi, representando o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio Castro Vasconcelos; o diretor do CMLE, Vladimir Maciel; o diretor Internacional da Acton, Alejandro Chafuen; e o vice-diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), Jean Regina.