É provável que o termo ‘networking’ seja familiar, correto? Mas, na prática, o que isso significa? A tradução para o português seria ‘lista de contatos’ ou ‘rede de relacionamentos’. É o ato de construir uma conexão com profissionais onde o objetivo principal é a troca de conhecimentos e desenvolvimento de carreira. É sobre criar amizades que podem gerar oportunidades, indicações, parcerias e colaborações.
Essa troca de experiências é frequentemente estabelecida entre pessoas da mesma área, mas não há restrições para expandir sua interação para outros setores. Presencialmente, deve envolver colegas de faculdade, professores, chefes e ex-colegas de trabalho. No ambiente virtual, é comum adicionar indivíduos influentes em sua área profissional, seguir empresas e grupos que divulgam oportunidades.
Uma boa rede de relacionamentos pode ser essencial, principalmente no início da sua carreira, em que você não tem tantas qualificações e está em busca de colocação no mercado de trabalho, além de ajudar na construção de reputação e autoridade.
O professor de Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Luiz Vagner Raghi, cita que a maneira mais efetiva de realizar o networking é de forma online. Isso porque cada ser tem uma rotina e pode ser muito difícil reunir todos em um mesmo espaço físico.
A partir de interações, você pode solicitar apoio de vários modelos, por exemplo: um assunto que não tenha domínio e que queira conhecer, uma situação onde está em busca de uma recolocação ou tomar conhecimento de uma vaga que esteja necessitando ser preenchida. Ou seja, uma lista de contatos deve contribuir muito na sua vida, principalmente para o incorporamento de conhecimento.
O especialista alerta para a forma adequada de se comportar e alguns erros que você deve evitar. “Tudo depende de uma alimentação sadia. Ofereça assuntos sobre temas pessoais e profissionais com a devida cautela para que sejam verdadeiros. Evite excesso de ofertas, principalmente de temas lúdicos. Evite dar a impressão de que só está no grupo para solicitar apoio dos demais.”
Para pessoas tímidas, o docente dá uma grande dica. "Utilize os meios tecnológicos, como WhatsApp e outras redes sociais, para interagir. Sempre tente manter alguma proximidade, tanto para oferecer algo de interesse geral, quanto para se informar e obter ajuda."
Uma conexão leva a outra e antes mesmo de perceber você já formou um círculo de relações que compartilham ideias, pensamentos, experiências e notícias sobre o mundo dos negócios e a atividade relacionada a sua profissão, ramo de atuação ou interesse.





