Mesa de xadrez
Atualidades

Mackenzista é a nova número 1 no Ranking Brasileiro Feminino de Xadrez

Julia Alboredo tem 2.255 pontos e é a 31ª na lista de homens e mulheres

09.03.202218h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista é a nova número 1 no Ranking Brasileiro Feminino de Xadrez

A jogadora de xadrez, Julia Alboredo, alcançou, no mês de março, o posto de número 1 no Ranking Feminino Brasileiro de Xadrez e 31ª colocação na lista mista, com homens e mulheres. O ranking no esporte é estabelecido por meio de uma pontuação chamada rating, método estatístico utilizado nas partidas para mostrar o desempenho de cada jogador e mostrar a força relativa entre os oponentes. A mackenzista atualmente tem a pontuação de 2.255 e com isso conquistou a posição no Brasil.

“Ainda não caiu a ficha dessa conquista, para ser sincera. Quando eu comecei a jogar xadrez, com 6 anos de idade, eu não imaginava chegar aonde cheguei. E, sem dúvidas, é uma sensação de mais um objetivo alcançado na minha carreira, que eu não teria conseguido sem meus treinadores e, também, o papel fundamental do Mackenzie. É uma sensação de dever cumprido e agora ir atrás das próximas conquistas”, apontou a enxadrista.

Julia ainda destacou a importância do Mackenzie em seu desenvolvimento, afinal conciliar faculdade e o esporte exige bastante, então quando se estuda em um lugar que apoia o atleta, existe muito mais motivação, não só no âmbito escolar, mas também no esportivo. Para a jogadora, estudar no Mackenzie foi uma das melhores decisões, pois além de se formar em uma Instituição de ponta, ainda tem o apoio em ser reconhecida por outros atletas.

Pensando em aumentar o número de mulheres no esporte, Julia Alboredo, ao lado de outras grandes enxadristas, criaram o projeto Damas em Ação - Rumo à Maestria. "A igualdade de gênero é muito importante no esporte, de maneira geral. Eu já participei de várias competições, tanto nacionais como internacionais, em que eu era uma das únicas mulheres participantes e, por existir essa predominância masculina no xadrez, eu acredito ser importante conquistarmos o nosso espaço. Atualmente, meu papel é incentivar as mulheres a jogarem xadrez. Aos poucos chegamos lá”, expressou.

A mackenzista pretende jogar mais competições fora do país para ter mais experiências. Seu sonho é chegar ao Top 100 do mundo no Xadrez. “Espero continuar crescendo como jogadora e principalmente como pessoa. Quero incentivar o xadrez de base, principalmente feminino, para que as jovens enxadristas possam acreditar em seus sonhos”, destacou Julia em um post em sua rede social.