Realizar um intercambio sempre foi um sonho para mim, que parecia muito distante, imaginava ser um processo complexo e algo extremamente caro. Mas já antecipo, que não, não é!

Me inscrevi no processo de mobilidade acadêmica do COI sem muitas expectativas, em 2022/23 pela segunda vez, a primeira em 2021/22 não passei, já que me inscrevi para universidades muito concorridas de Portugal e nas maiores cidades do país, então para a mobilidade 2022/23 decidi escolher como primeira opção uma universidade no interior de Portugal, na cidade de Covilhã, que agora é uma cidadezinha que vai estar guardada na minha memória e no meu coração.

Escolher a cidade de Covilhã para a mobilidade, foi a melhor decisão que eu tomei, a cidade é pequena, para quem está acostumado com a capital pode ser um choque de início, as coisas acontecem mais devagar, mas para mim foi um grande bônus, descobri como é bom viver com mais calma e apreciando as pequenas coisas do dia a dia, por isso aconselho muito escolher cidades pequenas, e principalmente Covilhã, que além de ter um custo de vida muito menor é uma cidade super charmosa, acolhedora e com grande influência universitária, então fácil de criar amizades.

Lá encontrei amigos que vou levar no meu coração e para o resto da minha vida. Meu maior medo nessa experiência era não encontrar pessoas que me identificava e acabar ficando sozinha, por isso escolhi morar em uma residência universitária, e foi uma experiência transformadora, conheci pessoas de todos os lugares do mundo que muitos se tornaram grandes amigos, e essa aproximação só foi possível devido ao nosso contato cotidiano na residência, pude conhecer culturas diferentes diariamente. A importância que a PAC, residência Pedro Alvares Cabral, teve para mim chega a ser difícil de descrever em palavras, encontrei lá pessoas extremamente incríveis e parceiras, por isso se está indo para uma mobilidade acadêmica escolha a residência universitária, você não vai se arrepender.

Quanto a Universidade da Beira Interior, sou estudante de psicologia, percebi que em Portugal o estudo da psicologia é focado muito mais na parte racional do ser humano, com aulas bastante teóricas e provas também, por isso senti que as aulas são bem diferentes do Brasil, porém tive grandes aprendizados com os professores das cadeiras que escolhi. A Universidade é super completa e com professores extremamente capacitados, as dúvidas que eventualmente você tenha são rapidamente solucionadas pela secretária responsável pelos intercambistas, que oferece bastante suporte.

A experiência de mobilidade acadêmica é algo transformador, que vou levar aprendizados, pessoas e lugares no meu coração para o resto da vida!

Compartilhe nas Redes Sociais