2023 - Tito Guidotti - Ciência da Computação


Gordon College fica em Massachussets, a aproximadamente uma hora ao norte de Boston. Essa é provavelmente uma das melhores características da faculdade, pois Boston é linda e muito interessante para fazer turismo no fim de semana. Porém, o campus é um tanto isolado, e a região não tem transporte público. Para na estação de trem mais próxima (que conecta a cidade com Boston), é bom conhecer alguém com carro ou estar disposto a usar aplicativos de carona.

O campus em si é espaçoso, com lagos ao redor cheios de trilhas. Os professores que tive são bons, e existem diversos recursos para ajudar a acompanhar as aulas, como monitorias e horários em que o professor fica no escritório dele aberto a receber dúvidas.

Porém, a faculdade é cristã. O Mackenzie tem duas matérias universais dadas por pastores (ética e cosmovisão) e depois a única memória de que a religião está envolvida são passagens escritas em algumas paredes e bíblias distribuídas em algumas ocasiões, que a maioria dos alunos prontamente descarta. Quem escolhe estudar no Mackenzie o faz por ser uma faculdade boa, em uma localização boa, por um preço razoável. Em Gordon, aparentemente, o único motivo dos alunos escolherem essa faculdade é a religião. Algumas das aulas começam com preces. Grande parte dos eventos da faculdade são relacionados a missa. No refeitório, toca gospel. O assunto de religião constantemente vem a tona, seja entre conversas de alunos ou em aula. O equivalente deles de horas complementares aqui são horas de missa.

Dito isso, é uma experiência turística. É possível trabalhar no campus, e receber mais por hora do que a maioria dos estágios no Brasil (14$/h, trabalhei uma média de 1 hora por dia). Descontando as passagens, o custo de estadia e comida é menor do que o aluguel de um apartamento em uma região central de São Paulo comado com a mensalidade. A comida do refeitório é decente. O clima, gelado, o que para a maioria dos brasileiros é bastante exótico. Para quem gosta de esportes, vários times e ligas estão sempre procurando novos alunos – embora esses exijam um alto nível de compromentimento. Para quem prefere evitar isso, a piscina, academia e e academia de escalada são abertas aos alunos.

E ainda vem com a garantia de não esquecer como falar português, pelo numero de brasileiros aqui. Quem gosta de k-drama também vai ter muito mais facilidade que eu para decorar os nomes dos outros estudantes internacionais.

Compartilhe nas Redes Sociais