2022 - Lívia Maria Carolino - Administração


Meu nome é Lívia Maria Carolino, estudo administração de empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis.

Após cursar os três primeiros semestres do meu curso, senti que seria o momento perfeito para que eu pudesse vivenciar uma experiência internacional. Poder estudar em outro idioma, com uma nova cultura, desafios, além de ter a oportunidade de complementar a minha formação acadêmica com disciplinas diferentes das que eu teria na minha grade curricular da UPM. Assim, decidi me inscrever no programa de Fluxo Contínuo da COI e finalmente realizar o meu intercâmbio na Espanha, um país que sempre tive vontade de conhecer, rico em cultura, diversidade e com faculdades excelentes.

Depois de algumas pesquisas, elegi a Universidade de Jaén, localizada na província de Jaén – Comunidade Autônoma de Andalucia. Uma instituição com grandes profissionais, presente no ranking das 1000 melhores do mundo, além de também promover e incentivar a internacionalização, com alunos de diversas nacionalidades que tornam o ambiente universitário e a cidade bem cosmopolitas.

Dois meses antes de eu sair do Brasil, a universidade espanhola me informou sobre o Programa Buddy que disponibilizam aos estudantes de mobilidade. Este, faz com que um aluno local seja responsável por facilitar a integração dos novos alunos internacionais. E assim, logo após a minha inscrição, recebi o contato da minha Buddy, que também era brasileira e respondeu a todas as minhas dúvidas em relação à universidade, acomodação, documentação para a matrícula e aos costumes locais. Com isso, minha chegada e adaptação à cidade foram muito tranquilas.

Em relação à acomodação, a Universidade de Jaén também oferece os serviços de residências universitárias, com dois grandes edifícios: o Colégio Mayor Domingo Savio e o Edifício de Alojamentos Universitários, os quais abrem inscrições periodicamente para todos que comprovem ter relação com a universidade. E mesmo sendo muito concorrido, eu acabei sendo sorteada e consegui um dos apartamentos individuais completos que eles oferecem, há 5 minutos a pé do Campus.

Diferentemente do método de avaliação no Brasil, a instituição espanhola avalia os alunos mediante assistência às aulas teóricas, atividades práticas semanais e as avaliações finais que englobam todo o conteúdo passado e que acontecem em janeiro. Além disso, muitos dos trabalhos realizados durante o semestre são em grupo, o que faz com que haja uma maior integração entre os alunos e promova ainda mais um ambiente multicultural entre os estudantes locais e internacionais.

Por fim, posso dizer que estou muito feliz com a minha escolha e por todas as experiências e momentos incríveis que vivenciei em meu intercâmbio. Afinal, além de poder estudar disciplinas diferentes, em outro idioma e de fazer amizades com pessoas de diversas partes do mundo, também tive a oportunidade de viajar para lugares sensacionais, os quais sempre tive vontade de conhecer.

Então, se pudesse dar um conselho a alguém que está pensando em escolher a Espanha e a Universidade de Jaén para vivenciar a sua experiência internacional, diria para estar preparado para um ambiente acadêmico enriquecedor e aberto às diferenças, para viver momentos incríveis, novos desafios e, com certeza, grandes experiências.

Compartilhe nas Redes Sociais