2022 - Catarina de Figueiredo Ramos - Direito


Apesar de não ter sido a minha primeira opção, hoje - olhando para os últimos meses em que vivi aqui - fico feliz de ter dado continuidade na realização desse intercâmbio e ter escolhido vir para Vigo. Antes de embarcar para cá, estava receosa de não gostar desse meu destino, já que tratava-se de uma cidade pequena muito diferente do que eu estava acostumada em São Paulo e havia imaginado. Mas  com o decorrer do tempo e à medida que conheci Vigo passei a apreciar a minha vida aqui.

A cidade litorânea galega, apesar de pequena, possui diversos atrativos, como as suas praias, seu centro histórico charmoso e até mesmo a própria Universidade que se encontra isolada na região mais alta, vulgo nas montanhas, da cidade. Para aqueles que nunca tiveram uma experiência em uma cidade pequena e longe do caos da metrópole de São Paulo, Vigo é o lugar perfeito para ter a oportunidade de realizar tudo a pé, ter um custo de vida mais acessível, poder voltar a noite em segurança....

O meu processo para vir para Vigo começou com o visto, e no tocante a esse procedimento deixo como recomendação, na qual gostaria de ter sido informada antes, em relação às datas para a realização da entrevista no consulado ( são paulo). Devido a alta procura é muito difícil encontrar uma data, por isso tente agendar um dia o quanto antes conseguir! Evite deixar para marcar apenas quando receber sua carta de aceitação já que a Universidade estrangeira pode demorar mais tempo do que previsto para retornar. Lembre-se que é possível desmarcar e remarcar a qualquer momento a data que escolheu se ocorrer algum problema com sua carta ou viagem.

Ao conseguir a aceitação para Vigo, tente encontrar uma acomodação no centro da cidade, o que será muito mais prático para você. Caso escolha morar em outra cidade perto de Vigo, como Baiona, ou até mesmo nos alojamentos do campus da Universidade tenha em mente que o acesso para essas localidades não é tão simples! Eu morei perto da Plaza America e foi a melhor decisão que tive, uma vez que a maioria dos ônibus que conectam toda a cidade saem daqui e nessa região tenho tudo perto, como mercado, farmácia, shopping....

Em relação a Universidade de Vigo, como mencionei acima, ela encontra-se afastada do centro da cidade e para chegar nela leva-se em torno de 30 minutos de ônibus. Pode parecer muito para uma cidade pequena mas na prática é bem acessível e prático já que possui ônibus a todo instante saindo do centro em direção a Universidade e vice-versa. O cenário em que a universidade encontra-se também é um ponto positivo, isso porque ela está rodeada por árvores, rios e montanhas que entram em contraste com a modernidade de seus prédios. O único problema é que devido à sua localização o clima na Universidade sempre está mais frio, esteja preparado para muita neblina e garoa por ali.

Agora, a minha dica mais importante para quem está pensando em realizar um intercâmbio, principalmente para Vigo: assim que chegar no seu destino, ou até mesmo antes se possível, busque entrar em contato com o programa do ESN ( Erasmus) da sua Universidade, seja pelo instagram ou grupo no facebook. O ESN é um grupo de jovens da universidade de destino que se voluntariam para ajudar a todos os estudantes estrangeiros que vieram para estudar naquele semestre na Universidade ( a maioria deles são do próprio programa Erasmus - intercâmbio entre países europeus - mas eles também aceitam estudantes de outros programas internacionais, como o próprio convênio bilateral com o Mackenzie).

Aqui em Vigo eles cobram 10 euros para você realizar uma carteirinha do ESN que te permite participar de todas as atividades desenvolvidas pelo ESN e também te dá desconto em vários lugares, ex: flixbus, hostels.... E para aqueles que possam ficar em dúvidas, vale a pena pagar! Isso porque, o ESN te permite conhecer pessoas do mundo inteiro e que também estão na mesma situação que você, por isso é muito mais fácil fazer amizades! Fora isso, os programas sempre são divertidos, envolvendo idas ao bar quase toda semana, festas, trilhas, esportes.... tente ir ao máximo neles. Os meus programas favoritos realizados pelo ESN nesse tempo em que estive aqui foi o jantar internacional e o Pub Crawl.

Outro ponto importante para saber sobre Vigo, pelo menos para aqueles que gostam de sair de noite como eu, é que em Vigo, apesar de ser pequena, ela possui uma vida noturna. As discotecas ( baladas) encontram-se na região do casco velho e Areal e algumas são grátis e outras em torno de 10 – 15 euros. Não estranhe também que a noite só começa lá pela 1:30, afinal estamos na Espanha! Caso prefira algo mais tranquilo, existem diversos bares por aqui também, portanto tenha certeza que passará diversas noites no Arco de la Vella ( principal bar dos estudantes ESN) e no bar do ovo.

Um dos meus maiores medos antes de realizar essa experiência internacional era em relação à língua estrangeira, e um dos pontos positivos que me fez escolher Vigo como uma das opções foi justamente a flexibilidade que eles possuem em relação a esse ponto.A  Universidade de Vigo geralmente não exige um certificado de língua, o que torna possível vir para cá sem ser um expert em espanhol. Fora isso, eles possuem na maioria dos cursos a possibilidade de cursar matérias em inglês. Caso você ainda não esteja convencido, tenha em mente que aqui eles falam galego, o que é uma mistura do espanhol com o portugues, e é muito mais fácil para nós entendermos.

Caso venham para cá, espero que aproveitem essa experiência, assim como aproveitei a minha! Por fim deixo exposto alguns pontos negativos para mim a serem considerados para quem está querendo estudar em Vigo: (i) o clima em Vigo é bem chuvoso e nublado, traga seu guarda-chuva porque você definitivamente vai precisar, (ii) do aeroporto de Vigo não sai tantos voos com preços interessantes, então tenha em mente que se quiser viajar terá que provavelmente ir até Porto ou Santiago de Compostela, (iii) não tem uber, (iv) as pessoas daqui geralmente são mais fechadas.

Fico à disposição para ajudar com outras dúvidas que possam surgir.

Catarina Ramos.

Compartilhe nas Redes Sociais