Durante esses 6 últimos meses morando em Girona, conheci pessoas de todos os lados do mundos, foco especial para meus amigos italianos e mexicanos, conheci lugares que pensei que iria demorar muito para visitar-los e aprendi ensinamentos de vida super importantes simplesmente por estar aqui, além de ter aprendido uma língua nova. Eu já tinha a experiência de ter morado fora por um tempo sem ter família por perto, mas essa realmente vai ficar guardada em um lugar especial no meu coração, os amigos que fiz vou levar para sempre comigo, minhas companheiras de apartamento são agora como irmãs.
Girona, é uma pequena cidade espanhola localizada na Catalunha conhecida por sua história medieval onde foram gravadas algumas cenas do famoso seriado “Game of Thrones” e que nos ensina muito sobre a história do período, também é conhecido na cidade a ponte que foi criada pelo engenheiro Gustave Eiffel, além de ser também localizada na provincia com o mesmo nome onde podemos visitar maravilhosas praias da Costa Brava.
Na minha experiência aqui, não fiz muitos amigos catalães, apenas 2 que estão no meu coração e os outros são todos participantes do Erasmus. Muitas coisas me “chocaram”, digo como diferença culturais, por exemplo, lojas fecham entre 13:30 e 17:30, sempre depois do trabalho ou escola muitos vão para o bar para tomar um vinho e fofocar, as festas universitárias são mais nas baladas e acontecem de quarta e quinta, e eles são muito diretos ( o que pode parecer que são grossos, mas na real só falam o que tem vontade). Também percebi que muitos deles trabalham, assim como nós, porém uma diferença é nós geralmente trabalhamos como estagiários na área que estamos estudando e eles não.
Nesse último final de semana no Brasil, foi comemorado o dia de São João, a famosa festa junina, e fiquei muito feliz quando vi que aqui também comemoram, aqui muitos vão para a praia vestidos de branco para assistir os fogos de artifício e também tem muitas bombinhas, me lembrou muito o ano novo na praia, e essa comemoração dura o dia 23 e 24, e além de ser o dia de “San Juan”, também é a entrada do verão aqui na Europa.
Para finalizar, minha experiência, vou falar um pouco sobre a escola, já que falei mais de festa e amigos, a escola é mais difícil do que no Brasil, porém fácil ao mesmo tempo, já que tem muitas chances para recuperar, algo que achei muito curioso foi a existência de provas orais (o que eu odiei), e também percebi a falta de esportes, se você quer praticar esporte pela escola, como no meu caso que represento o Mackenzie lutando o jiu-jítsu, tem que pagar e eu achei o preço bem salgado para apenas ter aulas e nem se quer competir. Eu amei demais a Espanha, visitei outros países já que aqui é muito comum os voos “low cost”e de longe aqui foi meu país favorito, a energia deles é surreal!