Crianças internadas no Hospital Mackenzie aproveitam sessão de cinema gratuita

Compartilhe nas Redes Sociais
Filme “Minecraft” trouxe ânimo e divertimento à pacientes da oncologia pediátrica

05.12.2025


Um período de muita diversão, boas risadas e descontração. Assim foi Dia do Cinema realizado no mês passado para sete pacientes internados no setor de oncologia pediátrica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba. Junto com seus responsáveis e equipe médica, os menores desfrutaram de uma sessão gratuita do filme “Minecraft”, grande sucesso entre o público infantil.    

Essa foi a terceira exibição cinematográfica realizada no auditório do HUEM. O espaço, que normalmente é utilizado para cursos, treinamentos e reuniões, se transformou em uma sala de cinema, com direito a telona, pipoca, suco, sorvete e outras guloseimas. Tudo pensado para proporcionar uma experiência lúdica e divertida para os pacientes e seus acompanhantes.

Pais e pacientes elogiam a iniciativa

Pai do paciente León, de 8 anos de idade, o Desenvolvedor de Software Ruben Villalvazo Manríquez participou da sessão de cinema com o filho e elogiou a iniciativa do HUEM. “As crianças passam tanto tempo no hospital que esses pequenos momentos de alegria são muito apreciados por eles, principalmente por tirarem eles da monotonia e rotina do tratamento”, comenta.

Acompanhando o filho desde o início do tratamento de leucemia, há 5 anos, Ruben destacou o suporte da equipe médica durante a sessão. “O que mais me chamou a atenção foi que, apesar de ser um momento descontraído, eles tinham a equipe do hospital pronta para reagir em qualquer possível eventualidade. Eles não simplesmente tiraram as crianças dos leitos e levaram, mas sim disponibilizaram recursos e pessoal para garantir que fosse um momento divertido e seguro para os pequenos”. 

Há 3 anos tratando uma leucemia linfóide aguda, o estudante Matheus, de 17 anos, foi outro paciente presente na sessão de cinema do Mackenzie. “Eu achei essa iniciativa muito legal. Um ambiente hospitalar é algo pesado, por causa dos quadros clínicos dos pacientes. As crianças querem ver um filme no cinema, mas muitas vezes não podem devido a doença. Então trazer o cinema até nós foi algo muito especial”, destacou.

Recurso para minimizar o medo e aliviar a tensão

A médica do serviço de cuidados paliativos pediátricos do Mackenzie, Dra. Andreia Farias Franco, disse que levar a sessão de cinema aos pacientes representa um valioso recurso para atenuar o medo e aliviar as tensões próprias do tratamento médico. “A hospitalização representa um momento de grande vulnerabilidade emocional para as crianças e adolescentes, gerando sofrimento psicológico e prejuízo à adesão a procedimentos clínicos, o que pode dificultar sua recuperação. A sessão de cinema surge como um recurso valioso para minimizar o medo, aliviar tensão e fortalecer o vínculo entre o paciente e a equipe de saúde, culminando na melhoria de seu bem-estar de forma global”, afirma a especialista.