Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, teve sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FCL), criada em junho de 1946 e reconhecida pelo decreto Nº 27515, de 28/11/1949. Na ocasião, a Faculdade oferecia os cursos de Física, Matemática e Letras.

Em 1980, pelo ato da Reitoria Nº 17/80, a unidade foi desmembrada em duas:

  • Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (FCEE), que no ano de 1999 recebeu a denominação de Faculdade de Ciências Biológicas, Exatas e Experimentais (FCBEE), oferecendo os Cursos de Biologia, Física, Matemática e Química. A partir de 2004, a unidade também passou a oferecer os Cursos de Tecnologia Elétrica e de Farmácia.
  • Faculdade de Letras e Educação (FLE), oferecendo os Cursos de Letras e Pedagogia. Em 1990, o Curso de Psicologia foi integrado à unidade, que passou a se chamar Faculdade de Letras, Educação e Psicologia (FLEP). Em 1998, com a criação do Curso de Filosofia e a transferência do Curso de Psicologia para uma unidade independente, esta passou a ser designada Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE). 

Em razão de uma nova reestruturação administrativa da Universidade, em agosto de 2006 foi criado o Centro de Ciências e Humanidades (CCH), com os Cursos de Física, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Química.

Esta configuração perdurou até meados de 2012, quando, pela Resolução do Conselho Universitário (CONSU) Nº 06/2012 e pelo Ato da Reitoria Nº 03/2012, foi criado o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), resultado da fusão entre a Escola Superior de Teologia (EST) e o Centro de Ciências e Humanidades (CCH). Esta fusão foi estabelecida com o propósito de assegurar a construção de uma Unidade Acadêmica cuja identidade estivesse diretamente vinculada à área de Humanidades e à fundação do Mackenzie.

O CEFT, além de agregar os Cursos de FilosofiaFilosofia EaDHistória EaDPedagogiaPedagogia EaD e Teologia, é composto também por um Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu - Educação, Arte e História da Cultura), inúmeros Cursos de Especialização (Lato Sensu), a Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU) e o Núcleo de Ética e Cidadania (NEC), que oferece as disciplinas Ética e Cidadania, Introdução à Cosmovisão Reformada e Ciência, Tecnologia e Sociedade para todos os Cursos de Graduação da Universidade.

Prof. Dr. Mário Sérgio Batista

Prof. Dr. Mário Sérgio Batista

Diretor


Objetivos Gerais do CEFT

Em conformidade com os objetivos gerais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Centro de Educação, Filosofia e Teologia, no tocante aos seus propósitos acadêmicos, busca:

1 - Desenvolver os conhecimentos específicos de cada área, visando promover um processo de ensino-aprendizagem crítico e autônomo, a fim de que os discentes possam assumir compromissos responsáveis tanto com a prática científica quanto com o exercício da cidadania;

2 - Estimular a pesquisa, propiciando a formação de profissionais aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos às tecnologias emergentes;

3 - Proporcionar, no âmbito da Teologia, reflexões que reforcem a identidade confessional da Universidade;

4 - Incentivar as ações sociais e a participação comunitária dos alunos.


Objetivos Específicos

O Centro de Educação, Filosofia e Teologia prioriza a formação de profissionais competentes nas áreas de Filosofia, Pedagogia e Teologia, qualificando-os tanto para atuar no mercado de trabalho quanto para dar prosseguimento em seus estudos por meio dos Cursos de Pós-Graduação.