Laboratório de Geotecnologias

LABGEO

Recursos

 

Principais Equipamentos


Drone Phantom 4 Pro

O Phantom 4 PRO é leve e compacto, possuindo estrutura formada por ligas de titânio e magnésio, garantindo muita resistência e durabilidade. Conta ainda com autonomia de voo de 30 minutos, alcançando a velocidade de até 50 km/h no modo sem obstáculos e 72 km/h no modo esportivo. Além disso, possui sensor de alcance de 30 metros e detecção de obstáculos em cinco direções.

O Drone DJI conta com câmera com sensor CMOS de 20 MP por polegada, abertura dinâmica, que elimina distorções de imagem em cenas rápidas, apresenta excelente performance em baixa luz. Produz vídeos em 4k até em câmera lenta com 60 fps com bitrate de 100 Mbps.

O equipamento consegue voar em qualquer direção visível através do controle remoto de longo alcance de 7 km.

Mais Informações:
https://www.dji.com/phantom-4-pro/info#specs


Drone Matrice 100

A drone Matrice 100 possui tecnologia ready-to-fly (pronto para voar), o qual inclui o controlador de voo, sistema de propulsão, GPS e DJI Lightbridge. É possível utilizar as câmeras DJI X3 ou X5, ou qualquer câmera com saída HDMI ou AV.

Por meio do acessório DJI Guidance é possível programar o Matrice 100 para desviar de obstáculos, utilizando sensores de ultrassom de alta precisão.

Além disso, conta com o quadro leve e motores eficientes oferecem até 40 minutos de tempo de voo.

Mais Informações:
https://www.dji.com/matrice100/info#specs


Drone Matrice 210 RTK V2 e GNSS D-RTK 2 Ground Station

O drone Matrice 210 RTK V2 conta com 33 minutos de tempo de voo e um alcance de até 8 km. Ele pode ser implementado em uma variedade de indústrias e profissões. Inspecionar a infraestrutura e obter uma visão clara das emergências são apenas alguns dos trabalhos que esse equipamento pode executar. 

A criptografia AES-256 do seu sinal sem fio adiciona segurança robusta aos dados, enquanto a prevenção de obstáculos, os sinalizadores anti-colisão e o DJI AirSense ajudam a fornecer proteção física através da conscientização espacial do drone. Detêm a tecnologia TimeSync que  fornece a identificação geográfica e precisa de suas informações, alinhando continuamente o controlador de voo, a câmera, o módulo GPS e quaisquer acessórios ou cargas úteis a bordo.

Esse modelo permite que você reajuste o centro de gravidade (calibração) do drone para otimizar melhor o desempenho, não importa o que ele esteja carregando. 

A versão RTK deste drone possui um GNSS de alta precisao, o DJI D-RTK 2 Ground Station que funciona como Base. O drone funciona como Rover. Isto permite alta precisão no georreferenciamento das imagens utilizando a técnica RTK (Real Time Kinematic).

Mais Informações:
https://www.dji.com/matrice-200-series-v2/info#specs
https://www.dji.com/br/d-rtk-2/info#specs


Drone Mavic 2 Pro

Atravessar fronteiras físicas e alcançar espaços difíceis é possível com o drone DJI Mavic 2 Pro. Este produto sofisticado pode ser operado remotamente e intuitivamente.

Seus propósitos são amplos e diversos, pois é útil em atividades como jogos, eventos, delivery, logística, fins ecológicos, vigilância, entre outros. Sua velocidade máxima é 72 km/h, o que lhe dá a possibilidade de economizar tempo em movimento.

Através da sua câmera 4K você obtem imagens de alta resolução e qualidade, e pode registrar toda a sua jornada. Graças ao seu sistema GPS você poderá alcançar longas distâncias e conquistar espaços de forma independente.

Mais Informações:
https://www.dji.com/br/mavic-2/info#specs


Câmera ZenMuse X5s

A câmera ZenMuse X5s é uma câmera RGB equipada com um sensor Micro 4/3 atualizado. Possui uma faixa dinâmica de 12,8 pontos com uma relação sinal-ruído muito melhor e sensibilidade de cor do que o X5R.

Ela suporta até oito lentes M4 / 3 padrão (incluindo lentes de zoom) com distâncias focais variando de 9 mm a 45 mm (equivalente a 18 mm-90 mm em uma câmera de 35 mm), permitindo mais flexibilidade criativa.

O novo sistema de processamento de imagem CineCore 2.0 no Inspire 2 torna a ZenMuse X5S capaz de capturar 5,2 K 30fps de vídeo, bem como 4 K 60 fps usando H.264 e 4K 30 fps usando H.265 (ambos a 100 Mbps).

O disparo contínuo DNG burst a 20 fps com imagens de 20,8 MP também é suportado. A ZenMuse X5S foi projetada para acompanhar os rigores da imagem aérea profissional de ponta.

Mais Informações:
https://www.dji.com/br/zenmuse-x5s/info#specs


Câmera Multiespectral Parrot Sequoia

O sensor/câmera Parrot Sequoia é uma pequena, mas avançada, câmera multiespectral otimizada para uso em RPAS (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) pequenas. Seus sensores dedicados capturam dados em duas bandas distintas do espectro eletromagnético vísivel (Red e Green) e duas bandas do invisível (Red Edge e Near-Infrared) com 1.2Mpx, além do RGB de 16Mpx, para serem usados, principalmente, em aplicações de sensoriamento remoto agrícola.

Com seus dois sensores, multiespectral e luz do sol, a Parrot Sequoia analisa a vitalidade das plantas, capturando a quantidade de luz que elas absorvem e refletem. Coletar esses dados significa que os agricultores podem fazer o que é melhor para seus campos otimizando assim sua produtividade.

Mais Informações:
https://www.parrot.com/en/shop/accessories-spare-parts/other-drones/sequoia
https://pt.iatecps.com/product-page/camera-parrot-sequoia-multiespectral-ndvi-ndre-rededge


Câmera Multiespectral Micasense MX

A câmera multiespectral MicaSense RedEdge-MX captura as bandas espectrais necessárias para índices básicos de saúde da colheita e bandas adicionais necessárias para análises avançadas.

Além disso, é uma das soluções mais flexíveis do mercado, com GSD otimizado (resolução), o novo sensor de luz DLS 2 - um obturador global para imagens sem distorção.

Tem a capacidade de gerar índices fitossanitários e imagens RGB (coloridas) de um voo. Tudo em um tamanho compacto e baixo peso que permite que seja usado com uma ampla variedade de sistemas de aeronaves não tripulados.

Seus sensores capturam dados em três bandas distintas do espectro eletromagnético vísivel (Red, Green e Blue) e duas bandas do espectro eletromagnético invisível (Red Edge e Near-Infrared).

Mais Informações:
https://micasense.com/rededge-mx/


Câmera térmica Flir C2

A câmera FLIR C2 é uma câmera termográfica de bolso totalmente equipada e destinada a uma ampla variedade de aplicações elétricas/mecânicas e em edifícios.

Permite descobrir pontos quentes ocultos, desperdício de energia, defeitos estruturais, obstruções em encanamentos, problemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, bem como outros problemas.

Possui faixa de operação de temperatura de objetos de –10°C a +150°C (14 a 302°F).

Mais Informações:
https://www.flir.com/products/c2/


Câmera térmica Flir Duo

Câmera térmica compacta que dispõe de sensores de luz duplo e sensor de luz visível projetado para drones. Possui mesmo tamanho e forma do que as câmeras mais populares, a FLIR Duo oferece recursos poderosos como gravação local e controle remoto em tempo real das funções da câmera sobre PWM - além de aprimoramento de imagem multi-espectral MSX. A Flir Duo também vem com uma variante totalmente radiométrica chamada Duo R que fornece medições de temperatura precisas e calibradas em cada pixel.

Mais Informações:
https://www.flir.com/globalassets/imported-assets/document/flir-duo-user-guide.pdf


GNSS Stonex S800

O receptor Stonex S800 GNSS tem um design exclusivo, excelente capacidade de rastreamento de sinal e capacidade de resistência a interferências. Devido à sua portabilidade e velocidade de operação, o S800 é adequado para trabalho de campo em áreas com terrenos complexos.

É ideal para qualquer trabalho de campo topográfico e pode se comunicar com qualquer outro tipo de receptor de forma simples e eficiente devido ao seu rádio interno UHF que possui diversos protocolos de transmissão.

Suporta vários sinais GNSS incluindo GPS, GLONASS, BeiDou e Galileo e está equipado com 555 canais. Para otimizar o espaço e aumentar o desempenho, o receptor está equipado com módulos integrados GNSS, Bluetooth e Wi-Fi e possui uma plataforma inteligente independente R&D LINUX + CORTEX.

Mais Informações:
https://www.stonex.it/project/s800/


Impressora GTMax 3D Core A3

A GTMax3D Core A3 é uma impressora 3D que possui excelente área de impressão e refinamento nos detalhes.

Possui as seguintes especificações técnicas: Área de impressão (300mm x 300mm x 300mm); Cabeça de impressão é unitária; Qualidade de impressão (camadas de 0,05mm à 0,40mm); Automação na detecção de fim de filamento e troca automática de filamento; Velocidade de impressão até 180mm/s; Velocidade de deslocamento (400mm/s); Mesa de alumínio aquecida, com tampo de vidro; Nivelamento automático; Gabinete de aço carbono cortado a laser e pintura eletrostática; Dimensões da impressora ( L 495mm x P 554mm x A 600mm); Alimentação: Bivolt (127V/220V).

Mais Informações:
https://www.gtmax3d.com.br/impressora-3d-pro/gtmax3d-core-a3


Impressora GTMax 3D Core GT4

A GTMax3D Core GT4 é uma impressora 3D que conta com até 4 extrusoras imprimindo em múltiplas cores e materiais, além de possuir excelente área de impressão e refinamento nos detalhes.

Tem as seguintes especificações técnicas: Área de impressão (400mm x 400mm x 400mm); Cabeça de impressão é unitária com 4 extrusoras; Qualidade de impressão (camadas de 0,05mm à 0,40mm); Automação na detecção de fim de filamento e troca automática de filamento; Velocidade de impressão até 180mm/s; Velocidade de deslocamento (400mm/s); Mesa de alumínio aquecida, com tampo de vidro; Nivelamento óptico/mecânico automático; Gabinete de aço carbono cortado a laser e pintura eletrostática; Dimensões da impressora ( L 740mm x P 740mm x A 800mm); Alimentação (220V).

Mais Informações:
https://www.gtmax3d.com.br/impressora-3d-pro/gtmax3d-core-gt4-simplify3d


Storage NAS Qnap TS-431P 12TB 4 baias (4x3TB)

Com duas portas para conexão de rede LAN, é um personal NAS e servidor de arquivos que permite organizar, centralizar e fazer backup automático de diversos computadores via rede local.

Alimentado com processador Dual Core 1.7GHz, e 1GB RAM DDR3, o NAS 4 Baias Qnap TS-431p 12TB oferece desempenho até 223MB/s na leitura e 172MB/s na gravação de dados. Com mecanismo de criptografia por hardware, o NAS Qnap atinge 40TB de capacidade e fornece velocidades para transferência até 190MB/s com criptografia de volume NAS AES 256 bits, aumentando assim a segurança dos dados armazenados. Quando usado com um adaptador 802.11ac/802.11n USB, o storage Qnap torna-se uma central de mídia, de alta velocidade para transferência de arquivos e trabalhar como streaming server multimídia.

Mais Informações:
https://www.qnapbrasil.com.br


FPV Goggles DJI

Os óculos DJI para FPV são compatíveis com os principais produtos DJI (drones). Os DJI Goggles apresentam dois monitores 1920 × 1080 e um sistema de transmissão sem fio OcuSync que oferece incríveis experiências de voo FPV.

Graças ao touchpad otimizado e rastreamento de cabeça, o controle é incrivelmente fácil e intuitivo. Além disso, os usuários podem ver panoramas, ouvir arquivos de áudio e assistir a arquivos de vídeo em vários formatos.

Mais Informações:
https://www.dji.com/br/dji-goggles/info#specs


Dell Precision Workstation T7910

4 estações utilizadas para processamento de imagens e dados, com as seguintes características:

  • Processador Intel Xeon E5-2630 v3 (8C, 2.4 GHz com Turbo para até 3.2 GHz, 20 Mb Cache, 85 W)
  • Windows 10 Pro para Workstation
  • Placa de vídeo NVIDIA Quadro M2000 4GB
  • Memória RAM 32GB (8x4GB) 2400MHz DDR4 RDIMM ECC
  • Disco rígido SATA de 2 TB (7.200 RPM) - 3.5"
  • SSD 500GB
  • 2 monitores Dell U2717D Ultrasharp 27" InfinityEdge


Mais Informações:
https://www1.la.dell.com/br/pt/corp/Computadores/precision-t7910-workstation/pd.aspx?refid=precision-t7910-workstation&s=corp