Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social

LEVV

Pesquisa

Estratégias de Ação

As ações são desenvolvidas por meio dos estágios básicos e específicos, além de projetos de extensão, que são oferecidos pelo curso de Psicologia em consonância com os objetivos e as características de cada modalidade de atuação e de acordo com o calendário acadêmico. As estratégias de cada ação são definidas pelos estagiários e supervisores em conjunto com os gestores, técnicos, educadores e participantes dos serviços e projetos atendidos. Os projetos visam o atendimento das demandas identificadas no local, partindo-se de um diagnóstico situacional inicial. São priorizadas intervenções grupais, de caráter psicossocial, terapêutico ou socioeducativo, utilizando-se de metodologias ativas e participativas. 

Prevê-se uma diversidade de ações que atendam aos objetivos desse programa, sendo elas:

  • Oferecer atendimento psicossocial para crianças e adolescentes participantes dos centros para crianças e adolescentes (CCAs);
  • Oferecer atendimento psicossocial, terapêutico ou socioeducativo para crianças e adolescentes de serviços de acolhimento institucional (SAICAs);
  • Oferecer atividades socioeducativas para jovens em vulnerabilidade social e em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE/MA); 
  • Acompanhar e articular as ações dos conselhos tutelares por meio de projetos de intervenção desenvolvidos pelos estagiários de Psicologia. 
  • Acompanhar e orientar candidatos a adoção encaminhados pelos fóruns e varas; 
  • Desenvolver grupos de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos CRAS e CREAS; 
  • Oferecer apoio e supervisão institucional para gestores, educadores e técnicos dos serviços socioassistenciais da região.

Público Alvo

As ações previstas neste programa são direcionadas aos diferentes grupos atendidos em parceria com instituições de natureza diversas, sendo elas: serviços de acolhimento institucional, serviços de medidas socioeducativas, sistema prisional, sistema judicial, conselho tutelar, núcleos da Defensoria Pública, Delegacias, Fóruns e Varas da Infância, Adolescência e Família, entre outras.

O público atendido abrange gestores, técnicos, conselheiros tutelares, educadores, agentes sociais e usuários atendidos pelas instituições parceiras.

UNAS – Fortalecendo a construção de um bairro educador

Objetivo: Desenvolver projetos de intervenção que tenham como finalidade contribuir para a promoção da cidadania, a garantia dos direitos sociais e humanos e o desenvolvimento integral da comunidade.

Professores Responsáveis: Adriana Rodrigues Domingues, Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Claudia Stella, Erich Montanar Franco, Fernando da Silveira e Robson Jesus Rusche.

Local: UNAS – União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco

Rua da Mina Central, 38 - Cidade Nova Heliópolis - Cep: 04235-460 - São Paulo/SP 

Plantão Psico-Jurídico 

Objetivo: Subsidiar o trabalho de técnicos e conselheiros tutelares, a partir do estabelecimento de espaços de interlocução acerca de casos atendidos que envolvem situações de violência e vulnerabilidade social, oferecendo uma escuta qualificada no campo da Psicologia. 

Professores Responsáveis: Marcelo M. Neumann e Fernando da Silveira. 

Local: Conselhos Tutelares, Defensoria Pública e Núcleos de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico do município de São Paulo. 

Atendimento a pessoas em situações de violência 

Objetivo: Oferecer atendimento psicológico para pessoas que sofreram ou perpetraram situações de violência física, doméstica, sexual e psicológica. 

Professores Responsáveis: Marcelo M. Neumann, Fernando da Silveira e Flavia Blikstein. 

Local: Defensoria Pública e Núcleos de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico do município de São Paulo.

Evento: Supervisão Clínico-Institucional

Descrição: Atividade que visa oferecer um espaço de supervisão clínico-institucional com a participação de dois profissionais convidados que discutem casos ou situações institucionais acompanhadas pelos docentes e alunos nos projetos de intervenção desenvolvidos pelo laboratório. Os profissionais convidados tecem uma análise clínica e institucional acerca dos efeitos da dinâmica e do funcionamento da rede de atendimento às situações de violência e vulnerabilidade social. Esta análise serve de base para a reflexão e participação do público presente no evento. 

Reseaux Interuniversitaires Internationaux - Groupes et liens intersubjectifs 

Descrição: Participação na Reseaux Interuniversitaires Internationaux - Groupes et liens intersubjectifs, em parceira com o Centre de Recherche en Psychopathologie et Psychologie Clinique (CRPPC – Université Lumière Lyon II) e o Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (LAPSO/IPUSP), para a realização de projetos comuns e apoio ao congresso sobre Psicanálise, Grupos e Instituições. O LEVV participa da organização do II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos e Vínculos Intersubjetivos que acontecerá entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. 

http://coloquiointernacionalgrupo.com

Grupo de Pesquisa do CNPq - Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social

Profas. Responsáveis: Adriana Rodrigues Domingues e Claudia Stella

Link: https://levvmackenzie.wixsite.com/levv/pesquisa

Justiça, Cidadania e Garantia de Direitos

Objetivo: Desenvolver pesquisas que enfatizem a multidisciplinaridade na aplicação dos procedimentos e medidas de proteção previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); nas penas alternativas no âmbito criminal; na aplicação das medidas socioeducativas; na avaliação das medidas de segurança; discussão das condições das instituições prisionais e proposição de novas modalidades de intervenção no âmbito judicial (projetos de Justiça Restaurativa, Mediação entre outros).

Palavras-chave: cultura da paz; justiça restaurativa; medidas de proteção; medidas socioeducativas; prisões; penas alternativas

Pesquisadores: Claudia Stella, Fernando da Silveira, Marcelo Moreira Neumann


Violência nos diversos contextos

Objetivo: Estudar o fenômeno da violência nos diversos contextos (urbano, de Estado, social e intrafamiliar/doméstica), em suas diversas formas (física, sexual, psicológica, moral, patrimonial, abandono e negligência), dirigido aos indivíduos e diversos grupos (mulheres, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, entre outros), como também analisar o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção.

Palavras-chave: violência infrafamiliar/doméstica; violência urbana, violência de Estado, Violência contra criança e adolescência; violência contra a mulher; família e prevenção à violência. 

Pesquisadores: Marcelo Moreira Neumann.


Política Públicas, Direitos Humanos e Movimentos Sociais

Objetivo: Estudar o campo das políticas públicas e sua interface com a psicologia, abordando temáticas transversais como a garantia de direitos, as diversas formas de expressão (cultural, étnico-racial, de gênero e sexual), as estratégias de fortalecimento de grupos e movimentos sociais, contemplando diferentes áreas: saúde mental e coletiva, assistência social, sistema prisional, sistema educacional, sistema judicial, entre outras.

Palavras-chave:  políticas públicas; direitos humanos; movimentos sociais; políticas sociais.

Pesquisadores: Marcelo Neumann, Adriana Domingues, Bruna Dantas, Cláudia Stella, Erich Franco, Robson Rusche, Flávia Blikstein


Comunicação, Política e Memória

Objetivo: Analisar a comunicação como sistema social e cultural de linguagens, narrativas e memórias, ressaltando as relações entre mídia e política, ideologia e poder, produção de sentidos e subjetividades. Compreender as conexões entre mídia, democracia, liberdade e pluralidade, o controle social das organizações midiáticas, a relevância dos sistemas públicos de comunicação, a construção de mídias plurais e independentes e os desdobramentos sociais, políticos e subjetivos da concentração midiática.

Palavras-chave: mídia, política, memória, democracia, subjetividades e liberdade.   

Pesquisadores: Marcelo Neumann, Adriana Domingues, Bruna Dantas, Cláudia Stella


Pesquisa e intervenção em situações de vulnerabilidade social

Objetivo: Desenvolver projetos de pesquisa e intervenção com sujeitos, grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social, partindo de experiências de estágio e extensão que visem o fortalecimento de estratégias de resistência e resiliência e que são balizadas pelas seguintes estratégias metodológicas: análise institucional; cartografia; etnografia; pesquisa-ação e investigação-ação-participante (IAP), nas áreas da Psicologia Jurídica, Comunitária e Clínica.

Palavras-chave: pesquisa-intervenção, análise institucional; pesquisa-ação; cartografia; etnografia; IAP.

Pesquisadores: Adriana Domingues, Bruna Dantas, Cláudia Stella, Erich Franco, Robson Rusche e Fernando da Silveira.