Cultura

Projeto de Extensão do CCL é destaque em Seminário Internacional de História e Educação

Professor Manoel Nascimento explica técnica do flamenco paulistano e aproxima estudantes da prática cultural   

03.09.202517h09 Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto de Extensão do CCL é destaque em Seminário Internacional de História e Educação

O professor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Manoel Nascimento, participou do V Seminário Internacional de História e Educação, entre os dias 26 e 28 de agosto, com um Projeto de Extensão sobre a digitalização das fotografias de flamenco. 

 O texto “A preservação da memória do movimento flamenco nas fotografias de Manoel Nascimento: técnicas e perspectivas históricas”, escrito em parceria com Débora Nefussi, da Peña Flamenca Brasil, foi selecionado para a apresentação do Seminário e integra um projeto de extensão mais amplo voltado à digitalização e preservação da memória fotográfica desse movimento artístico no Brasil.   

A iniciativa resgata e preserva um acervo de mais de cinco mil fotografias em preto e branco feitas por Nascimento na década de 90, período em que documentou o movimento flamenco na cidade de São Paulo. O professor de Fotografia explica que o flamenco é uma expressão artística que envolve cante, dança e música, de origem cigana, mas com forte presença no Brasil.  

“Esse método utiliza equipamentos que já são de domínio dos fotógrafos, acrescentando somente uma fonte de luz com 64 leds, trazendo assim economia”, explica Manoel Nascimento. Em vez de usar scanners tradicionais, a equipe optou por um método que lembra o processo de revelação de fotos em laboratório, mas de forma invertida. A técnica utiliza uma estativa, uma câmera DSLR full-frame e uma fonte de luz LED. A luz ilumina o negativo de baixo para cima, e a câmera capta a imagem.  

No momento, o projeto conta com duas alunas, Julia Luiza Figueiredo, do curso de Jornalismo da UPM, e Camila Leão, de Publicidade e Propaganda da UPM, além da participação de Guilherme Fonseca, aluno voluntário de Jornalismo. Para o professor Manoel, a participação dos estudantes é essencial, pois além do aprendizado técnico, eles vivenciam a importância da preservação histórica e cultural.  

O método provou ser altamente eficaz e os resultados serão disponibilizados para consulta pública no acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM). Essa técnica não apenas resolve um problema prático para a preservação de acervos históricos, mas também demonstra como a inovação e o domínio técnico podem recuperar e valorizar o patrimônio visual do passado, tornando-o acessível a pesquisadores e ao público em geral. O Seminário contou ainda com um minicurso ministrado pelo professor Manoel Nascimento sobre a técnica.