Primeiro brasileiro a integrar Liga de Futebol Americano visita o Mackenzie

30.06.201619h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Primeiro brasileiro a integrar Liga de Futebol Americano visita o Mackenzie

O mackenzista Cairo Fernandes Santos, primeiro brasileiro a integrar a National Football League (NFL), liga de futebol americano dos Estados Unidos, veio ao Mackenzie falar com os alunos do time de futebol americano da universidade, o Mohawks.

Cairo, que começou jogando futebol de salão, contou aos atletas sua história e como foi parar no futebol americano. Em 2007, o atleta deixou o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília para estudar um ano de high school na cidade de St. Augustine, no estado da Flórida, com interesse em jogar futebol de salão ou campo. Logo perceberam que o atleta tinha um chute próprio de grandes chutadores do futebol americano e foi convidado a participar do time principal da escola onde estudava. “Lembro que meus pais fizeram um campinho no quintal de casa. Eu chutava bola por cima do muro, colocaram uma rede alta, eu furava a rede direto. Agora faz sentido eu chutar tão forte”, lembra o kicker do Kansas City Chiefs.

Nomeado embaixador NFL no Brasil, Cairo conta que antes da proposta já tinha o sonho de divulgar o esporte em seu país natal e que se surpreende com o fato de existirem tantas equipes amadoras por aqui. “Minha primeira intensão é fazer sucesso dentro de campo, que se transforma em sucesso fora de campo. Jogando bem e me destacando, posso levar o esporte a crescer aqui e ser uma paixão brasileira”, sonha, lembrando que existe cada vez mais adeptos brasileiros. “É o terceiro maior mercado do mundo, só atrás de Estados Unidos e México. São mais de 200 equipes. A galera paga pra jogar um esporte que eles amam tanto. É muito bacana acompanhar isso”.

O atleta lembra que foi no Mackenzie onde começou a praticar futsal de uma maneira mais intensa. “Lembro quando entrei na seleção do Mackenzie de futsal, na época era o auge da minha vida escolar. Foi lá que eu dei os primeiros passos pra me apaixonar e querer ser um jogador de futebol”, contou. Além do esporte, Cairo lembra de uma parte importante de sua infância. “Alguns momentos que eu não esqueço da vida foram vividos no Mackenzie. As primeiras paqueras, os melhores amigos, que são presentes em minha vida até hoje, muitas histórias. Foi onde eu dei os primeiros passos para me tornar a pessoa que eu sou hoje, ter uma boa educação e ser um atleta”.

Na ocasião Cairo recebeu uma réplica da bola da Copa do Mundo de 1938, produzida especialmente para o Mackenzie, e entregou ao coordenador de Marketing e Relacionamento do Mackenzie, Vladimir Cruz, uma bola de futebol americano autografada por ele.

 

Sobre a Mackenzie Mohawks:

O time de futebol americano categoria flag football da Universidade, o Mohawks surgiu em 2014 da iniciativa de três alunos apaixonados pelo esporte. Juntos montaram a equipe com o apoio do setor de esporte e atléticas. "Em 2014 fizemos nossa primeira seletiva e de lá para cá o time só vem crescendo", conta Lucas Schon, um dos fundadores do time. Com o vermelho e branco estampado no uniforme, os jogadores participam de competições como o Campeonato Universitário de Futebol Americano e Campeonato Paulista, que acontecem ao longo do ano.

Não há restrição de curso para fazer parte do time. Todo início de semestre uma seletiva é feita para recrutar novos jogadores.  Os treinos acontecem às quintas-feiras, às 19h30, nas quadras externas do campus Higienópolis; e aos domingos, às 8h, no Parque Villa Lobos.

Acompanhe a página do Mackenzie Mohawks no facebook e saiba quando os jogos acontecem.