O Laboratório de Humanidades Digitais (LHUDI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou no dia 17 de junho, no campus Higienópolis, uma Roda de Conversa aberta a professores e alunos de diferentes áreas interessados nas intersecções entre tecnologia, humanidades e sociedade contemporânea.
O encontro foi mediado pelas professoras Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, coordenadora do PPGEAHC, e Daniela Spinelli, responsável pelo LHUDI, e teve como foco apresentar a trajetória do laboratório, suas novas diretrizes e estimular a aproximação da comunidade acadêmica com suas propostas de pesquisa e experimentação.
A professora Rosana Schwartz abriu o bate-papo ressaltando a relevância histórica do laboratório, fundado em 1999 por Wilton Azevedo. “O LHUDI tem um lastro muito importante com seu criador. Desde 2020, estamos reescrevendo essa história a partir de uma reformulação que busca expandir horizontes e abrir espaço para novas abordagens interdisciplinares”, explicou.
Já a professora Daniela Spinelli destacou o caráter pioneiro do LHUDI: “O laboratório se colocou como vanguarda em um momento em que nem se falava em espaços voltados à produção artística e às humanidades digitais. Hoje, seguimos esse caminho com o compromisso de integrar a criatividade humana às tecnologias digitais no ensino, na pesquisa e na extensão.”
O objetivo central do evento foi convidar os alunos e pesquisadores a se aproximarem do laboratório não apenas como um espaço físico com computadores, mas como um ambiente vivo de construção de conhecimento. A proposta é que o LHUDI se torne um polo de desenvolvimento de projetos colaborativos, que articulem teoria e prática, incentivem parcerias e proponham metodologias inovadoras.
“O intuito é que vocês tragam seus projetos de pesquisa, tirem essas ideias do isolamento e as coloquem em diálogo, pensando em quais metodologias ou colaborações podem ampliar seu alcance e impacto”, incentivou Rosana Schwartz.
A roda de conversa reforçou o compromisso do LHUDI com a inovação e a produção de conhecimento transformador.