Pesquisa e Inovação

Laboratório de TV Digital do Mackenzie é pioneiro em pesquisa e desenvolvimento

No dia da televisão, conheça mais sobre o Laboratório de TV Digital da Escola de Engenharia da Universidade 

11.08.202219h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Laboratório de TV Digital do Mackenzie é pioneiro em pesquisa e desenvolvimento

Hoje, 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão e você sabia que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) possui um Laboratório de Tv Digital (LABTV) no campus Higienópolis? Fundado em 1998, o LABTV é administrado pela Escola de Engenharia (EE) e foi responsável por realizar testes comparativos entre os sistemas televisivos quando da entrada da TV digital no país. 

O objetivo dos testes era definir qual poderia ser usado como base para a elaboração dos Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Os sistemas comparados foram Advanced Television Systems Committee (ATSC 1.0), Digital Video Broadcasting - Terrestrial (DVB-T) e Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T). 

Atualmente, o LABTV está envolvido no Projeto 3.0 da TV Digital e foi selecionado para fazer os testes de desempenho da fase 2, em conjunto com organismos de padronização e institutos de pesquisa. Ao todo, 32 tecnologias são candidatas. 

“O LABTV possui infraestrutura de última geração que permite reproduzir o ecossistema de uma emissora de TV, desde a codificação de sinais multimídia até transmissão e recepção de diversos sistemas”, disse o coordenador do Laboratório de Pesquisas em TV Digital, professor Cristiano Akamine. 

Infraestrutura 

Localizado no subsolo do prédio 4, o LABTV é dividido em cinco ambientes: sala dos pesquisadores; de mestrado; sala de aula e reunião; laboratório de testes; laboratório e de manutenção. O terraço do prédio 45 abrange a sala e torre de transmissão do laboratório.  

Um dos destaques do LABTV é a gaiola de Faraday, feita com um material condutor que isola a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos superiores ao tamanho da malha. Dessa forma, os testes são desenvolvidos sem interferência externa, por conta da blindagem elétrica. 

O espaço é usado pelos alunos do curso de graduação, mestrado e doutorado (ambos Stricto Sensu) em Engenharia Elétrica, pertencentes à Escola de Engenharia (EE) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UPM, respectivamente. 

O futuro da TV Digital 

O Projeto 3.0, ou terceira geração da TV Digital, tem a pretensão de melhorar a experiência do usuário. De acordo com Akamine, com o novo sistema, não será mais necessário a instalação de antenas externas, pois dados adicionais serão transmitidos pela internet. “As emissoras distribuirão seus conteúdos por meio de aplicativos, de forma análoga às plataformas de streaming”, comenta. 

Também será possível acompanhar conteúdos em diversos dispositivos sincronizados, como por exemplo smartphones e tablets. A previsão para a fabricação dos primeiros protótipos e a realização de demonstrações do sistema é o ano de 2025.