Gastronomia

Dia do Chocolate: conheça a versatilidade do cacau

 Professor de Gastronomia compartilha o uso inovador da fruta na atualidade 

07.07.202308h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia do Chocolate: conheça a versatilidade do cacau

Nesta sexta-feira, 07 de julho, é o Dia do Chocolate, data que comemora um dos alimentos mais amados e consumidos pelos brasileiros. Para conhecer mais sobre o chocolate e a versatilidade do cacau em diferentes receitas, conversamos com o especialista em chocolates e professor do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Maurício Lopes. 

O professor apresenta as diferentes possibilidades do cacau, matéria-prima para a produção do chocolate, explicando que da fruta é extraído o mel do cacau e a amêndoa, que é a base para a produção do chocolate. O processo de transformação do cacau inclui etapas como a secagem, a descascagem e a torra das amêndoas, resultando nos libes de cacau, que podem ser utilizados de diversas formas na gastronomia. 

Segundo Lopes, o chocolate é a combinação da massa de cacau, da manteiga de cacau, do leite e do açúcar. Entretanto, cada produtor tem suas variações e misturas, o que resulta em diferentes tipos de chocolate. A versatilidade do cacau ocorre desde o uso da casca para fazer chás, até o emprego da massa em pratos doces e salgados.  

“Em algumas culinárias, como a mexicana, o cacau é parte essencial de molhos. Já em outras pode ser utilizado na preparação de massas, como o tagliatelle, proporcionando um sabor único tanto em pratos salgados quanto doces”, destaca Lopes. 

Outro ponto mencionado pelo professor foi a importância das regiões do Amazonas e do sul da Bahia, que têm sido reconhecidas mundialmente pela qualidade de seu cacau e têm ganhado destaque também na gastronomia.  

Na confeitaria, o cacau desempenha um papel importante em sobremesas, seja combinado com chocolate ou como elemento de finalização, decoração e massa de bolos. “Anteriormente, o cacau era valorizado principalmente na confeitaria, mas agora ele é utilizado em bebidas, proporcionando experiências gastronômicas extraordinárias”, expressa Lopes.